Publicidade
Foto: Com uma trajetória de oito anos na motovelocidade, Eric Granado trabalha forte para representar o país num futuro próximo na Moto GP

Foto: Com uma trajetória de oito anos na motovelocidade, Eric Granado trabalha forte para representar o país num futuro próximo na Moto GP

Desde que Alexandre Barros se aposentou das pistas, em 2007, o Brasil não tem um grande nome no motociclismo mundial.

Apesar do esforço alguns pilotos até chegaram a tentar carreira internacional, mas não conseguiram. Nomes reconhecidos no país, porém, veem esta triste realidade chegando ao fim e apontam Eric Granado como a nova promessa brasileira na modalidade.

Com mais da metade de sua vida dedicada ao motociclismo, Eric parte para a sua sexta temporada no exterior e, se conseguir bons resultados, pode despontar nas categorias de base do Mundial já na próxima temporada ou até mesmo neste ano. Em sua curta carreira, o piloto possui um currículo de títulos importantes, mas não é só isso que faz dele a esperança brasileira na modalidade.

Publicidade

Com o total apoio da família e dedicação integral ao esporte, o piloto é, reconhecidamente, a grande revelação do esporte nos últimos anos.

Outro piloto que teve grande destaque em 2010, Murilo Colatreli, campeão do SuperBike Series e do TNT SuperBike, também acredita que Eric será a grande estrela da Motovelocidade brasileira nos próximos anos.

Seriedade
Quando o assunto é maturidade, com apenas 14 anos, o profissionalismo com que Eric encara o motociclismo impressiona todos que passaram e estão ao lado do piloto.

Para Fausto Macieira, são naturais as pressões para Eric chegar à maior competição da Motovelocidade mundial, mas ele se dá muito bem com isso “Agora fica mais difícil, aumenta a cobrança e como não temos piloto na Motovelocidade, ele é a principal esperança brasileira. Conversando com ele, Eric diz que sabe conviver e lidar com essa pressão. Ele é bem articulado, passa uma imagem positiva”, elogia Macieira.

Publicidade

Incentivos
Entretanto, o caminho para Eric alcançar um lugar desejado por centenas de pilotos de diversas partes do mundo é árduo. A persistência da família e o suporte dos patrocinadores sempre ajudaram muito, mas não é o suficiente. Especialistas apontam que em competição todo o dinheiro é pouco e no caso do Eric é preciso investir além.

“É praticamente o último ano na base, antes de disputar o mundial. Principalmente, entre tantas crianças, que têm incentivos, ele se destacou e fez o mais difícil. Todos têm que ajudar, ele representa o Brasil lá fora. Tudo que ele fizer lá será reflexo para o mercado, para o motociclismo nacional e tudo”, lembra Leandro Mello.

Para todos os apaixonados pelo motociclismo, Eric Granado é um talento único na Motovelocidade brasileira e precisa ser corretamente lapidado para chegar à Moto GP. “Ele está no cenário mais próximo do mundial. Essa formatação para ele é muito acertada, vai conseguir participando, assimilando os calendários, os circuitos que o campeonato vai passar. É um grande talento e todos torcemos para que ele se dê bem”, incentiva Gilson Scudeler.

A expectativa é de que o jovem piloto obtenha nesta temporada o passaporte para ir ainda mais longe em sua carreira promissora. “É o caminho certo, está no sexto ano na Espanha, aonde tem contatos e os campeonatos mais fortes, está numa boa equipe, vai ter uma Moto 3 para andar na pré-temporada e estaremos muito bem representados neste ano”, diz Fausto Macieira.

Publicidade

“Ele é jovem, compete em categorias monomarca, participa, mas tem que ir para outra categoria que exija mais e tem que ser assim. Desejo sorte do mundo, que ele possa trilhar, conquistar efetivamente o mundial e talvez ser campeão em alguma categoria de destaque”, finaliza Yasuda.