Publicidade
Foto: Disciplinado e maduro para sua faixa etária, o talentoso piloto conta com um grande suporte de profissionais em diversas áreas

Foto: Disciplinado e maduro para sua faixa etária, o talentoso piloto conta com um grande suporte de profissionais em diversas áreas

A temporada de 2011 será fundamental na carreira do piloto Eric Granado, de apenas 14 anos.

Em seu sexto ano no exterior, ele sabe que um bom resultado pode colocá-lo muito mais próximo do seu maior sonho: participar do Mundial de Motovelocidade. Desde que Alexandre Barros se aposentou das pistas em 2007, o Brasil não tem um grande nome no motociclismo mundial.

Para conseguir seu objetivo, Granado embarca para a Europa já em janeiro. Antes disso, ele participa da tradicional 500 milhas no Autódromo de Interlagos, que acontece no próximo fim de semana, 15 e 16 de janeiro.

Publicidade

A prova abre o calendário da motovelocidade brasileira em 2011 e será importante para a preparação do piloto. “O formato desta competição, mais longo, é ideal para o início da temporada, pois dá ao piloto muito tempo de contato com a moto”, lembra Santo Feltrin, treinador e diretor técnico do garoto.

Depois da prova, Eric segue para a Espanha onde inicia os treinamentos para o Campeonato Espanhol, que é considerado um dos mais fortes do mundo. A competição começa no dia 17 de abril, no circuito de Jerez e será composta de sete etapas.

Caso termine entre os três primeiros, Eric tem chances de começar a sonhar em fazer parte do mundial de motovelocidade, na categoria de acesso MOTO 3 ainda neste ano. O piloto irá competir pela MIR Racing, mesma equipe pela qual competiu no passado e obteve grandes êxitos.

Em 2007, o piloto conseguiu seu primeiro triunfo em terras estrangeiras, ao vencer uma etapa do campeonato espanhol e ainda foi campeão do V Metrakit World Festival. Para o chefe da equipe espanhola, o experiente Julian Miralles, “Granado é um garoto muito talentoso, rápido, disciplinado e tem grande potencial. Com certeza será um grande piloto”. Afirma ele, ressaltando ainda que como todo campeão, Eric precisa também contar com a sorte para não se machucar.

Publicidade

O Orientador Técnico e conselheiro de Eric Granado, Sr. Aurélio Barros, revela que “o piloto é muito inteligente, sabe tomar as decisões na hora certa e está numa excelente equipe” ele conta ainda que “recentemente o Eric solicitou a mãe que ele pudesse acordar às quatro da manhã para ir se adaptando ao fuso europeu. Uma maturidade única, disciplinado e com o melhores profissionais ao seu redor para lapidar este diamante raro” diz o especialista, apostando no sucesso do garoto.

Apesar de todo o cenário a favor, vale lembrar que nas três categorias do mundial em 2010 todos os pilotos campeões são espanhóis. Para se destacar o Eric “vai precisar acima de tudo de muito treino daí a necessidade dele ir logo pra Europa” conclui Barros.

No Brasil, Eric irá utilizar as 500 milhas apenas como parte da pré-temporada e entra na prova disposto, sem grandes pretensões, uma vez que o foco está todo voltado para o Espanhol. Além dessa prova, o piloto pretende fazer outras corridas no país, como o SBK Series, nos intervalos de seu calendário.

“É importante correr aqui, estar perto do público e ver como está o motociclismo em nosso país. Apesar de estar correndo fora, sou brasileiro e correr aqui sempre me dá muita alegria. Sempre que as datas forem possíveis, quero correr no Brasil”, declarou o piloto.

Publicidade

Além do apoio total da família, Eric Granado tem seus patrocinadores como maiores incentivadores e investidores. “No inicio investi quase tudo que tinha na carreira do Eric. Sacrificamos a família, mas felizmente, hoje temos grandes parceiros, que nos apoiam e sempre acreditaram na carreira do garoto” explica o pai, Marco Granado, ao anunciar orgulhosamente os patrocinadores da temporada 2011, que são: o Banco Rural, Grupo Mammoet Irga, Mobil Lubrificantes, Alliance Seguros, capacetes Shark, óculos Oakley, macacões, luvas e botas Arlen Ness, Rush e Luna Aerografia, que são os responsáveis pelo design e pinturas pessoais nos capacetes do Eric Granado.

Ficha Pessoal:

Nome Completo: Eric Granado
Idade: 14 anos
Compete desde: Janeiro 2003
No exterior desde: 2005
Circuito Preferido: Jerez de la Fronteira
Ídolo no esporte: Alex Barros e Valentino Rossi
Equipe Atual: MIR Racing