Publicidade

Por vezes as fabricantes pregam peças (propositais ou não) nos consumidores. Um fato que confunde já surge logo na apresentação, com os nomes de motos. Alguns quando aparecem no mercado já são velhos conhecidos, porém, muitas vezes nem são produtos do mesmo nicho ou sequer da mesma marca. Confira algumas surpresas que aparecem no mundo das duas rodas.

CBX 250 Twister, a original…

Twister – nomes de motos iguais…

De 2001 a 2008 existiu na linha da Honda a Twister, a conhecida CBX 250, que dispensa apresentações entre os motociclistas. No entanto, o nome ficou forte e não morreu quando a antiga naked saiu do mercado.

… e a ‘descendente’. O nome Twister voltou em 2015, gerando uma confusão danada. Até hoje tem gente que pensa se tratar de uma atualização da CBX 250, vendida de 2001 a 2008

Publicidade

Em 2015 foi a vez da fabricante japonesa lançar a nova CB 250 F… Twister! A mais recente é uma motocicleta que não tem nada a ver com a anterior, a não ser pelo nicho em que são vendidas. Motor, chassi, rodas, alimentação. Nada é compartilhado. Não à toa causa confusão aos mais desatentos na hora de negociar uma moto usada.

 

Honda Hornet

A Honda busca por vezes manter um nome forte de sua linha para alavancar vendas. Mas nem sempre o produto corresponde ao que pensamos. E a Hornet é um caso típico disso.

Nomes de motos iguais… Com vocês a Hornet indiana

Publicidade

 

 

No Brasil a descrição faz parte do imaginário da CB 600 F, modelo que se despediu mundialmente a algum tempo. Por sua vez, era a sequência de uma linhagem poderosa, sempre movida por motos de quatro cilindros. Fim da linha para a Hornet, não fosse por este nome sendo reutilizado em uma pequena CB 160 no mercado asiático. Que decadência, hein?

Veja também:

Publicidade

MT 03

A Yamaha lançou em 2006 a MT 03, um modelo que não fazia parte da família Master of Torque. Sim, já começa estranho. Era um modelo 660 cc, que inclusive passou por um curto período nas concessionárias brasileiras. Hoje ao se falar de MT 03 poucos lembram da moto naked com motor da XT 660 R. A fama ficou com a bicilíndrica atual de 320 cc. Enfim, nomes de motos iguais em modelos totalmente diferentes…

MT 03, quem lembra? Um ano disponível em solo brasileiro

 

 

Tiger 900

Responda rápido: em que ano a Triumph Tiger 900 foi lançada? A mais recente chegou em 2020, no entanto o nome surgiu em 1993! Isso mesmo, ainda na década de 90 a fabricante britânica já possuía uma trail chamada exatamente de Tiger 900, que foi embora em 1998. Em 2020 a marca aumentou a cilindrada da Tiger 800 (uma moto totalmente diferente) e daí nasceu (ou renasceu) a Tiger 900.

Tiger 900 nasceu assim, ao menos na primeira vez que surgiu o nome

 

 

 

Tornado 250 – nomes de motos iguais…

Parece que os nomes da Honda são mesmo fortes! Não bastando a própria marca revivê-los em modelos diferentes, outras fabricantes também o fazem – de forma involuntária…

Tornado 250 à brasileira…

Da itália, a Benelli tem atualmente no mercado europeu a Tornado 250. Isso mesmo que você leu. No entanto, nada de trail, terra e trilhas. O modelo italiano é uma esportiva com fome de asfalto. Em resumo, nomes de motos iguais, mas produtos totalmente distintos. Conhece mais alguns assim?

… e Tornado 250 à moda italiana

 

 

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]