Publicidade

Tite, uma pergunta: sou propriet rio de uma twister e a uma semana coloquei um escape da marca “X”. somente coloquei-o com curva e ponteira e nÆo mexi em mais nada. minha moto, com ele, nÆo passa dos 130km/h (no painel, ‚ claro) e antes dele, com um outro escape mais simples q nÆo o original, ela tava alcan‡ando f cil os 145km/h (no painel). consegui fazer com q um amigo trocasse o atual por um “Y”, q ‚ muito bem falado por vc. minha d£vida ‚: ele d  um aumento real (por mais q m¡nimo) ao motor de uma 250cc? lembre-se q ‚ um modelo q no site da “Y” est  como sendo para a twister. outra coisa: ap¢s coloc -lo, terei q regular o carburador ou nÆo ter  essa necessidade?
hiran – curitiba – pr

R: T  vendo? Isso que d  gastar dinheiro sem me perguntar primeiro! Eu teste esse escape “Y” no dinam“metro e realmente a moto ganhou 5% de potˆncia sem qualquer regulagem adicional. Quem viu o filme “Alma Selvagem” sabe porque aparece esse teste. Quanto … regulagem, vc deve perguntar ao pr¢prio fabricante do escape que pode te informar melhor.

Cone louco
Estava na rodovia Anchieta a mais ou menos 90 km/h, com minha nx 150, a uns trinta metros de distancia do carro da frente, quando o cidadÆo passou em cima de um cone que veio em minha dire‡Æo como se fosse uma estrela ninja (cara nunca passei tanto medo). Pensei em desviar, frear, acelerar, chorar, rezar. mas a unica coisa que fiz foi continuar acelerando. Fiquei firme na moto, esperando o pior e imaginando um jeito de cair. Mas pra minha sorte, no ultimo “kick”, o cone foi pro acostamento. que alivio e quanta tremedeira. Pegunto-lhe entÆo: Se o cone nÆo tivesse mudado a dire‡Æo, o que fazer? TILT, Tens certeza que ‚s dalt“nico? Olha que estou achando isso uma tremenda charlatanisse, como pode um dito dalt“nico dizer: “. Laranja como um abacate!”. Explique-se.
Donizete – SBC – SP

R: Costumo dizer que condicional nÆo existe. Esse papo de “se” isso, “se” aquilo nÆo serve de julgamento. Por ex. Se meu tio fosse mulher seria minha tia? J  passei por cima de v rios cones de borracha e s¢ levei um susto porque ele ‚ feito pra deformar. Certamente vc s¢ teria pulado no banco. Mas da pr¢xima vez nÆo fique acelerando, t ! Bom, todo mundo sabe que abacate ‚ verde como camarÆo!

Publicidade

Quem?
Gostaria de saber o endere‡o de onde posso obter informa‡äes referente a moto modelo green 150?
Thiago – belo horizonte MG

R: Hummm, j  ouviu falar em Google?

Educa‡Æo
Sou educador e montei uma OFICINA DE EDUCA€ÇO PARA O TR¶NSITO onde eu apresento v rios recursos did ticos que os professores podem utilizar na sua pr tica docente. Meu material foi concebido numa perpespectiva interdisciplinar onde o tema trƒnsito ‚ trabalhado por todas as  reas do conhecimento. Estou buscando parceria para editar meu livro. Na oficina, apresento alguns jogos pedag¢gicos que criei com SUCATA.
Fl vio – Cachoeirinha/RS
[email protected]

R: Professor Fl vio, o recado est  dado, espero que o sr consiga uma ¢tima perceria porque seu trabalho ‚ louv vel.

Publicidade

Comparativo
Tite, Sugiro um teste com as motos da Dafra. Um teste entre a Suzuki Intruder 125 e Dafra Kansas 150 uma ves que o segmento Custom est  ficando interessante.
Cristiano – Lavras MG

R: Fala, grande Cris, diretamente da terra do melhor rocambole do Brasil! Vc est  me devendo uma rocambolada. Seguinte, a sugestÆo ‚ boa, vou tentar esse teste, mas depende mais das marcas do que de mim!

Qual
Estou comprando equipamento de prote‡Æo, o mais importante, junto da jaqueta com protetor de coluna, um capacete. Estou em d£vida entre um “A”, que est  a sair de linha, e um “B”. Tem alguma opiniÆo sobre os referidos produtos, para me ajudar na compra? P.S: Tenho pressa?
Saulo – Castilho- SP

R: pow, Saulo, como vc nÆo pagou a taxa de urgˆncia e nÆo tive muita pressa em responder que nÆo costumo avaliar produtos e menos ainda citar marcas que nÆo contribuam para manter o Motonline vivo.

Publicidade

Editorial
Fala Doc vizinho Tite, parab‚ns pela coluna Amor aos Peda‡os. Acho que nÆo s¢ quem tem esportiva, mas quem tem qualquer tipo moto, na hr que sobe nela, baixa o Randy Mamola ou o Valentino Rossi, e acham que sÆo imortais, s¢ q tem uma diferen‡a mto grande de vc estar na pista e estar em uma rua ou estrada. Tenho plena consiˆncia de q com 22 anos ¤ posso ter uma moto esportiva, pois ainda ¤ tenho maturiade e experiˆncia suficiente pra pilotar uma dessas nas ruas, por isso escolhi uma custom (sahdow) como minha primeira moto, apesar de j  ter andado de moto antes de ter a minha pr¢pria. Abra‡os e por favor contiue abrindo os olhos do pessoal afinal todos precisam se consientizar que ningu‚m ‚ imortal e q c/ agente tb pode acontecer.
Gustavo – SÆo Paulo – SP

R: Valeu, Gus, vc sane onde fica o antigo pr‚dio da Manchete? Pois eu estou l , todo dia! Vamos encher a lata na padaria Favos de Mel e depois sair azarando pela Casa Verde.