Publicidade

A TT (Tourist Trophy) da Ilha de Man ou Isle of Man TT, é uma corrida de motocicleta realizada anualmente nas ruas da pequena Ilha de Man, entre a Irlanda e Reino Unido.

A prova é disputada nas estradas da ilha, cuja característica é não ter área de escape

A prova é disputada nas estradas da ilha, cuja característica é não ter área de escape

Realizada desde 28 de maio de 1907, a TT foi por muitos anos a corrida de motocicletas mais prestigiosa e perigosa do mundo. Ela integrava o Campeonato Mundial de Motociclismo até 1976 mas os principais pilotos já a boicotavam antes disso por razões de segurança.

Mapa da Ilha de Man, com o traçado da corrida

Mapa da Ilha de Man, com o traçado da corrida

Publicidade

Disputada num circuito de 60,7 km em rodovias sem limite de velocidade – um dos motivos por ser realizada neste local -, mais de 300 curvas, médias de 207 km/h e picos superiores a 300 km/h, cruzando montanhas e vilarejos. Sem áreas de escape e com média de 2,24 pilotos mortos por ano, já vitimou mais de duzentos competidores ao longo de mais de 100 anos de tradição, interrompidas apenas pela Primeira e Segunda Guerras Mundiais e em 2001 pela epidemia de Febre aftosa.

Os maiores vencedores são: Joey Dunlop com 26 vitórias em 78 participações; Mike Hailwood com 14 vitórias em 34 participações; Steve Hislop com 11 vitórias em 26 participações; Giacomo Agostini com 10 vitórias em 16 participações; Phill Read com 8 vitórias em 33 participações e Jonh Surtess com 6 vitórias em 11 participações. Por marcas podemos citar: Honda com 111 vitórias; Yamaha com 105 vitórias; Norton com 43 vitórias; MV Agusta com 34 vitórias; BMW com 30 vitórias e Suzuki com 28 vitórias.

Paschoalin será o primeiro Brasileiro a participar da TT Isle of Man

Paschoalin será o primeiro Brasileiro a participar da TT Isle of Man

É nesse cenário amedrontador que até hoje nenhum brasileiro tinha se arriscado, o que deve mudar em 2013 com a participação de Rafael Paschoalin, que pretende realizar esse desejo de anos, desde os tempos em que corria de Hornet na Fórmula Honda brasileira, isso em meados de 2001.

Publicidade

Paschoalin ganhou sua primeira moto, uma Yamaha PW 50 aos 7 anos de idade, quando passou a treinar com o pai. Sua primeira competição de motovelocidade foi na extinta Fórmula CG, mesma categoria que seu pai foi campeão na década de 1980.

Rafael Paschoalin

Rafael Paschoalin

Rafael é hoje um dos únicos pilotos brasileiros nas competições de motovelocidade internacionais e é a grande esperança de levar novamente a bandeira brasileira aos mastros mais altos dos pódios mundo afora.

Nada ainda está confirmado mas as probabilidades são grandes de que isso realmente aconteça e assim teremos um brasileiro correndo nas temidas curvas da prova, ainda, mais perigosa do mundo, a TT Isle of Man.

Publicidade

“Pessoal, o sonho está cada vez mais próximo e como estamos no país do futebol, e não do motociclismo, está muito difícil de arrecadar toda a verba necessária para o TT Isle Of Man. O custo total do projeto supera os R$ 100.000,00, mas por sorte, temos bons parceiros, amigos e patrocinadores que já apostaram nessa ideia. Obrigado a todos e vamos colocar o Brasil na corrida de motos mais desafiadora do mundo!”, postou o piloto na sua página pessoal em uma rede social.