Publicidade
 22º Estácio Ibitipoca Off Road, que reuniu 340 motos e 50 carros

22º Estácio Ibitipoca Off Road, que reuniu 340 motos e 50 carros

Sandro Hoffman, nas motos, e Bráulio Ferreira/Paulo Renato, nos carros, foram os vencedores nas principais categorias (Master) no disputadíssimo 22º Estácio Ibitipoca Off Road, que reuniu 340 motos e 50 carros com mais de 90 cidades inscritas, com patrocínio da Estácio e apoio de Yamaha River Motos, Petrobras, Independência Shopping, Thema, APriori, Siloé Alimentos e Térmica.

 A prova de regularidade teve lagada na manhã de sábado, em Juiz de Fora, com neutralizado em Lima Duarte e chegada e pernoite em Conceição de Ibitipoca, de onde os participantes largaram domingo (dia 7), com novo neutral em Lima Duarte, chegada e premiação no início da noite, no estacionamento do Independência Shopping, em Juiz de Fora. As motos tiveram percurso, no sábado, de 191 km (Master, Sênior, Over 40) e 141 km (Over 50, Júnior e Novatos). No domingo, 175km.  Nos carros, foram 310 km nos dois dias.

 De belas paisagens e considerada pelos participantes a prova mais técnica do Brasil, pelo capricho na escolha das trilhas e o cuidado nos mínimos detalhes, a edição deste ano foi apontada por organizadores, pilotos e navegadores como a melhor já realizada em 22 anos consecutivos.

Publicidade

“Para mim, é a melhor prova de motos do Brasil”, resume o campeão Hoffmann, que venceu pela sexta vez e é o principal vencedor nas Motos Master. “Só com garra se consegue chegar ao pódio, a prova parece complicada, mas com muita garra superamos as dificuldades”, definiram Bráulio e PR, tetracampeões nas Master entre os carros – ambos vinham de três conquistas mas com parcerias diferentes.

“No levantamento e na escolha do percurso, nós buscamos fazer a prova ideal, com a antecedência necessária para os ajustes. Por isso, acreditamos alcançar o objetivo. A maior satisfação para quem organiza é o piloto chegar e dizer: ´Poxa, que prova incrível vocês conseguiram fazer. Parabéns!´, isso partindo do piloto para nós é fundamental”, revelam Manoel e Thiago Rezende, coordenadores do evento. A equipe conta com Saulo Santana na direção da prova de motos, Wagner de Paula na prova de carros e Anderson Boka Santiago na cronometragem e apuração via rastro GPS.

Bastidores
No pódio, além da premiação da prova, foram entregues prêmios pelos título estadual de regularidade nas motos. Sabrina Katana, única mulher nas motos individual, já tinha se tornado campeã e competiu na Júnior: “Dizer o que desta prova? Não tem um detalhe para reclamar, é só agradecer e dizer que ano que vem eu volto”, exausta mas realizada após dois dias de intenso rali.

Quem fez muita  festa também foram os campeões na Turismo. Com um Fusquinha, eles chegaram em primeiro e jogaram poeira em duplas que competiram com carros bem mais modernos e equipados. “Isso é verdade mesmo? Nós ganhamos de verdade?”, perguntou Gabriel. Rony emendou: “Na primeira prova não fomos bem, mas eu insisti com ele: enquanto esse Fusquinha não chegar lá no alto do pódio a gente não desiste”.

Publicidade

CONFIRA OS CAMPEÕES:
MOTOS
MASTER: Sandro Hoffmann (Venda Nova do Imigrante-ES)
SÊNIOR: Cláudio Teixeira Ribeiro (Ubá-MG)
OVER 40: Noé de Oliveira (Formiga-MG)
OVER 50: Thanus Lancini (Juiz de Fora-MG)
JÚNIOR: Marco Túlio Faria (Nova Serrana-MG)
NOVATO: Rodrigo Jonas Silva (Santo Antônio do Monte-MG)
DUPLAS: Ademar Nascimento/Noé de Oliveira Júnior (Formiga-MG)

CARROS
MASTER: Bráulio Ferreira da Silva/Paulo Renato –PR (Juiz de Fora – MG)
GRADUADOS: Leandro Gomes Almeida/Sandro Luiz (Juiz de Fora – MG)
TURISMO: Rony Peterson Lage/Gabriel Célio Fortes (Conceição de Ibitipoca, distrito de Lima Duarte – MG)

OBS: a prova de motos correspondeu às finais do Campeonato Mineiro de Regularidade promovido pela federação do estado, e os campeões estaduais foram:
Mário Vignate (Master), Henrique Reis Costa (Sênior), Noé Oliveira (Over 40), José Antônio Ferreira (Over 50), Marco  Túlio (Júnior), Sabrina Katana (Feminino) e Gabriel Guimarães (Novatos).