Publicidade

O Governo de São Paulo inaugurou nesta terça-feira, 20, mais um posto piloto do Detran.SP no Estado. A nova unidade fica no município de Americana. Totalmente remodelada, segue novo padrão de qualidade no atendimento ao cidadão, inspirado no modelo do Poupatempo. Além de mudanças na estrutura física, recebeu novos mobiliários, equipamentos, condições de acessibilidade e organização do atendimento por meio de senha.

Entre outras novidades, o posto dispõe de orientadores para dar apoio aos cidadãos, computadores para o público acessar os serviços eletrônicos e sistema que permite a avaliação dos serviços prestados. O governador Geraldo Alckmin participou da cerimônia juntamente com o secretário de Gestão Pública, Julio Semeghini e do coordenador do Detran.SP, Daniel Annenberg, entre outras autoridades.

“Os serviços serão o máximo possível informatizados. Ninguém precisa perder tempo, pode fazer pela internet e, precisando vir à Ciretran, o atendimento é rápido, com senha, para ganhar tempo das pessoas e prestar um bom serviço. Tenho certeza de que a população vai ganhar muito com a qualidade do serviço que vai ser prestado aqui pelo novo Detran”, afirmou o governador.
Os 20 funcionários da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Americana passaram por ampla formação e capacitação para desempenhar todos os serviços de trânsito relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e veículos. Com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a expectativa é que o posto realize mais de 300 atendimentos diários.
A Ciretran de Americana é a terceira unidade piloto inaugurada no Estado. Desde o fim de agosto, já estão em funcionamento outros três postos: em Interlagos, zona sul da capital; em São Bernardo do Campo, na região metropolitana; e em Aparecida, no Vale do Paraíba. Ainda em fase de pré-operação, a unidade de Aricanduva (capital) será inaugurada em breve. As boas práticas destas cinco unidades piloto serão replicadas, gradativamente, nas demais unidades do Detran.SP no Estado.

Programa de Educação para o Trânsito
Durante o evento, o governador também anunciou a chegada ao Estado do programa de educação para o trânsito Se Essa Rua Fosse Minha, criado por Faruk El-Khatib, editor e diretor da Editora Fama. No projeto, por meio de materiais didáticos, com técnicas modernas e recursos multimídia, capacita professores, crianças e seus familiares para a adoção de um comportamento mais seguro e solidário no trânsito.

Publicidade

Americana e Aparecida serão os primeiro municípios beneficiados. Na primeira cidade, o programa deve atingir 950 alunos do 5º ano, 31 professores e 3 mil familiares. Já em Aparecida, serão mais de 2 mil pessoas, sendo 660 alunos do 6º ano, 11 professores e 1,4 mil familiares.
Outras novidades do Detran.SP
Novo Portal
O novo portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) simplifica a vida do cidadão e disponibiliza uma série de serviços online, como a solicitação da 2ª via da CNH, da Permissão Internacional para Dirigir (PID) e da CNH definitiva, com o recebimento dos documentos em casa, pelos Correios. Além disso, o condutor pode verificar pontos e multas na CNH e acompanhar o processo de primeira habilitação, entre outros serviços.

Disque Detran.SP
O Disque Detran.SP é a nova central telefônica pelo qual o cidadão pode sanar dúvidas sobre os serviços prestados pelo Detran.SP, solicitar informações, fazer elogios, críticas ou sugerir melhorias. Atendimento no interior do Estado pelo telefone 0300-101 3333. Na capital e nos municípios atendidos pelo DDD 11, 3322-3333.

Ouvidoria
Canal específico de comunicação com o cidadão, a ouvidoria recebe críticas, sugestões e elogios sobre os serviços oferecidos pelo Detran.SP. Telefones: (11) 3627-7286 e 3627-7093.

Serviços Detran.SP no Poupatempo
Dezenove unidades do Poupatempo já oferecem serviços que antes eram realizados, exclusivamente, nas Ciretrans, como o cadastro para a primeira CNH, adição, mudança de categoria e reabilitação. São elas: São Bernardo do Campo, Ribeirão Preto, Bauru, Botucatu, Piracicaba, Caraguatatuba, São José dos Campos, Taubaté, Tatuí, Presidente Prudente, Araçatuba, Marília, Rio Claro, Santos, Araraquara, Jundiaí, Osasco, Franca e São Carlos.

Publicidade

Obs.: Para facilitar a discussão sobre esse assunto, criamos um tópico no fórum para os motonliners. Clique aqui para acessar o tópico.