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Um projeto colaborativo envolvendo as empresas ECOmove, Insero E-Mobility e Serenergy visa produzir um extensor de alcance para veículos elétricos a bateria.

O sistema energético de membrana de eletrólito polimérico de alta temperatura e refrigeração a ar com reformador integrado (para poder funcionar com biometanol) foi desenvolvido pela Serenergy e será disponível como um extensor básico de alcance dentro do conceito de transportador modular de energia (MECc), com uma pilha de células de combustível de 2,5kW e um tanque. O design modular aceita mais células e tanques, sempre para maior alcance. O sistema converte o biometanol em corrente DC para energizar as baterias a bordo, com o calor que sobra sendo dirigido ao sistema de aquecimento/refrigeração da cabine.

Incorporando a tecnologia de células de combustível com a de baterias num veículo elétrico amplia o alcance em pelo menos quatro vezes, com um tempo de ‘reabastecimento’ semelhante ao de gasolina de menos de três minutos. Outros benefícios do sistema incluem maior estabilidade de carga, que deve ampliar a vida útil das baterias, e o baixo preço dos pontos de reabastecimento, já que a infraestrutura dos postos de serviço existentes pode ser usada.|