Publicidade

O Motonline passou pela Estrada da Graciosa no início desta semana e pode constatar que a reabertura total do centenário caminho para as cidades de Morretes e Antonina, encravadas no trecho paranaense da Serra do Mar, interditada desde março deste ano, deve acontecer nos próximos dias. Apesar do tráfego ainda estar sendo feito em meia pista, com auxílio de um semáforo, ambas as faixas de rolagem estão prontas e com os paralelepípedos originais já instalados. Restam apenas alguns detalhes de acabamento e a remoção de entulhos para que tudo volte a ser como era antes.

Obras da Estrada da Graciosa, no Paraná, praticamente concluídas

Obras da Estrada da Graciosa, no Paraná, praticamente concluídas

Para os moradores e comerciantes de Morretes e Antonina, a liberação total do tráfego é considerada um alívio pois o fluxo de turistas é responsável por significativo percentual da receita que dá subsistência à população da região. O impacto econômico provocado pelo fechamento da estrada por quatro meses – até que fosse reaberta em meia pista, no mês de agosto – provocou sérias dificuldades econômicas para um sem número de pequenos comerciantes estabelecidos às margens da estrada após o local do desabamento, sendo que alguns deles, felizmente poucos, fecharam suas portas por falta de circulação de dinheiro.

Localização geográfica da Estrada da Graciosa

Localização geográfica da Estrada da Graciosa

Publicidade

Leia mais sobre a Estrada da Graciosa:  clique aqui

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.