Publicidade
Foto: Dario Júlio estreou com título no Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country

Foto: Dario Júlio estreou com título no Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country

A última etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country, o II Rally das Serras, aconteceu neste fim de semana em São Joaquim/SC. A prova, que teve como vencedor o mineiro Dario Julio, definiu também os campeões nacionais nas diversas categorias, entre eles o próprio “Darinho”, um dos maiores nomes do Enduro de Regularidade do país e agora campeão na categoria Production, e o paulista José Hélio Rodrigues, campeão na Super Production.

Darinho venceu as duas especiais (trechos cronometrados), de domingo e segunda-feira, mostrando que tem tudo para fazer história também no Rally. O mineiro venceu a prova com tempo total de 6h28m15s, superando Leandro Silveira (6h43m53s) e José Hélio (6h46m27s). A quarta colocação na prova foi de Ramon Sacilotti (6h47m53s), com Ricardo Martins (6h51m54s) em quinto.

– Foi uma prova excelente, mas bem diferente dos rallys que eu tinha disputado este ano, que foram o Rally dos Sertões e o Rally da Cuesta. Por ter sido disputada na região serrana de Santa Catarina, foi uma prova bastante travada, com muitas subidas, descidas e pedras – declarou o vencedor.

Publicidade

Dono de três títulos nacionais no Enduro, Darinho, que no próximo fim de semana participa da última etapa da modalidade, o Enduro do Axé, em Salvador/BA, já pensa na temporada 2011.

– 2010 foi meu primeiro ano no Rally, e nem havia disputado todo o campeonato. Já entrei sendo obrigado a descartar o RN (RN 1500, 1ª etapa). Depois do bom resultado no Sertões, passei a acreditar que o título era possível, e, apesar de relativamente surpreso, estou muito feliz com esse título – ressaltou o piloto – Esse título me animou para o ano que vem, quando pretendo disputar os dois campeonatos, Rally e Enduro, paralelamente, desde que as datas não coincidam – completou.

Outro grande campeão nacional após a prova catarinense foi José Hélio Rodrigues, que conquistou o título da categoria Super Production. Pentacampeão do Rally dos Sertões, Zé Hélio comemorou o resultado, o título e a temporada 2010.

– Estou feliz. Foi um ano não muito legal no Sertões, mas o Brasileiro de Rally foi muito bacana esse ano. Foi o primeiro ano em que separaram as provas de Baja e de Cross-Country. Tivemos mais provas planilhadas, e todas foram muito boas e bem organizadas. Isso só trouxe coisas boas ao esporte. Acho que ano que vem será melhor ainda. – declarou Zé Hélio. – Esse campeonato foi realmente uma conquista para mim, pois optei por não defender uma única montadora. Não disputei nenhuma prova com a mesma moto. Aindei de Honda, BMW, Husaberg e Suzuki – completou o campeão, que aguarda para as próximas semanas algumas definições sobre sua participação no Rally Dakar 2011.

Publicidade

Com um 4º lugar na geral e 1º lugar em sua categoria, em Santa Catarina, o paulista Ramon Sacilotti sagrou-se campeão da categoria Sport. Os demais campeões brasileiros de Rally em 2010 foram: Dautim Cimeta (Brasil); André Suguita (Quad Extreme); e Rodrigo Varela (Quad 450).

O II Rally das Serras foi uma realização da Racing Adventure e São Joaquim Eventos Radicais, com apresentação da Serra Catarinense Convention & Visitors Bureau, organização da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina e Federação Catarinense de Motociclismo; supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo e Confederação Brasileira de Motociclismo. O patrocínio foi do Governo do Estado de Santa Catarina, com apoio das prefeituras de São Joaquim, Lauro Muller, Bom Jardim da Serra e Urupema.

Confira o resultado final do II Rally das Serras:

1º – Dário Julio (Prod) – 6h28m15s
2º – Leandro Silveira (Loc) – 6h43m53s
3º – José Helio Filho (SProd) – 6h46m27s
4º – Ramon Sacilotti (Spo) – 6h47m53s
5º – Ricardo Martins (Prod) – 6h51m54s
6º – Juner Rockenbach (SProd) – 6h55m27s
7º – Rodrigo Varela (Qu450) – 5h55m55s
8º – Lucas Generosi (Loc) – 6h58m01s
9º – Jackson Feuback (Loc) – 6h59m15s
10º – Gean Frutuoso (Loc) – 7h06m15s

Publicidade

Confira os campeões do Brasileiro de Rally Cross-Country:

Super Production
1º – José Helio Filho
2º – Lenilton Araujo
3º – Tiago Fantozzi

Production
1º – Dário Júlio
2º – Arndt Budweg
3º – Felipe Zanol

Rally Sport
1º – Ramon Sacilotti
2º – Moara Sacilotti
3º – Fabrício Bianchini

Brasil
1º – Dautim Cimetta
2º – João Alfredo
3º – Leonardo Martins

Quad Extreme
1º – André Suguita
2º – Francinei Costa
3º – Heronaldo Segundo

Quad450
1º – Rodrigo Varela
2º – Tom Rosa
3º – Marcelo Medeiros