Publicidade

 

Equipe Fórmula UNIP, de São Paulo, representará o Brasil na Califórnia

Equipe Fórmula UNIP, de São Paulo, representará o Brasil na Califórnia

Depois de conquistar o título de campeão do Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS pela quarta vez, em novembro do ano passado, a equipe Fórmula FEI desembarcou esta semana no estado norte-americano de Michigan em busca do primeiro troféu internacional, no Fórmula SAE Michigan. Em junho, é a vez dos alunos da Universidade Paulista (UNIP), de São Paulo, partirem para a Califórnia, para participar do Fórmula SAE Califórnia, como prêmio pelo vice-campeonato na competição brasileira.

 

Publicidade

A equipe do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), de São Bernardo do Campo, já está nos Estados Unidos para a competição que ocorre entre os dias 11 e 14 de maio. Neste meio tempo, prepara o carro, batizado de RS5, que segundo os alunos, passou por modificações técnicas para melhorar o desempenho em curvas, com o projeto de uma nova suspensão. “Nosso objetivo é melhorar o desempenho dos pneus nas curvas”, afirma o capitão da equipe da FEI, Lucas Kira.

Segundo Kira, o protótipo está mais leve, pesa agora 170 kg, obtido após melhorias no projeto, com otimização de componentes e alterações no conjunto de rodas e pneus, além dos sistemas de injeção eletrônica e escapamento. Em Michigan, a equipe Fórmula FEI competirá com mais c cerca de 100 equipes de instituições de ensino das Américas, Europa, Oceania e Ásia.

Califórnia – Tal como os estudantes de São Bernardo do Campo, os alunos da equipe Fórmula UNIP se preparam para embarcar para os Estados Unidos, com destino a Califórnia, onde disputarão o Fórmula SAE Califórnia, entre os dias 15 e 18 de junho, juntamente com a equipes de países das Américas, Ásia e Europa.

As competições Formula SAE norte-americanas, atualmente realizadas na Califórnia e Michigan, caracterizam-se pelo elevado nível técnico dos veículos, projetados e construídos por universitários de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE International.

Publicidade

Carros – Surgidos em 1978, nos EUA, os veículos Fórmula SAE possuem motores 4 tempos têm cilindrada máxima de 610 cm³ e a construção do veículo deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da associação www.saebrasil.org.br. Atualmente, as competições de carros Fórmula SAE são realizadas, também, na Inglaterra, Alemanha, Itália, Japão e Austrália, além dos Estados Unidos e o Brasil, que ingressou no circuito em 2004.

Os veículos Fórmula SAE surgiram na década de 1970, desde então são projetados por estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE International. O Brasil estreou nos EUA em 2005, com a Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, que visa fomentar a especialização técnica da engenharia da mobilidade brasileira.

Mário Güitti, diretor de Simpósios e Programas Estudantis da SAE BRASIL, salienta o caráter didático das competições. “Estimulamos os estudantes a planejar e conceber um veículo de alto desempenho e a enfrentar e vencer todos os obstáculos que a tarefa exige, exatamente como eles terão de fazer no mercado de trabalho”, assinala.