Publicidade

Não é ficção científica, nem Hollywood: estudantes da universidade norte-americana San Jose State University desenvolveram uma motocicleta com duas esferas gigantes nos lugares onde tradicionalmente ficam as rodas. O projeto tem como objetivo permitir movimentação omnidirecional do veículo. A moto já ganhou um protótipo ainda não funcional.

A moto já ganhou um protótipo, que não funciona

A moto já ganhou um protótipo, que não funciona

O conceito é único no “mundo real”, mas já foi utilizado no cinema, porém em um carro: o Audi de Will Smith no filme “Eu, Robô”. Na realidade, obviamente, um carro com esta tecnologia é muito mais difícil de ser construído.

Ainda assim, os alunos da San Jose State parecem estar avançando bastante no seu projeto. O site DVice revela que eles já chegaram até a desenvolver protótipos de menor dimensão com sistemas que conseguem fazer a motocicleta se mover. O desafio, portanto, é garantir o funcionamento da moto em tamanho real. Mas isso não deve demorar muito.

Publicidade
Projeto conceitual mostra possível layout da moto

Projeto conceitual mostra possível layout da moto

De acordo com estimativa da própria equipe, até o fim do ano um modelo do veículo deve ficar pronto para testes em baixa velocidade. Uma versão ainda sem funcionalidade da motocicleta foi construída. O projeto conceitual chama atenção pelo design ao mesmo tempo inovador e curioso.