Em muitas cidades da Europa, a proibição de circulação de veículos – em função das emissões de poluentes – já é uma realidade. Com as motos não é diferente e elas podem até ser restritas em algumas zonas urbanas. Veja onde já é proibido andar de moto.
Porque é proibido andar de moto em certos locais
Assim como acontece no Brasil com o Promot, a Europa tem seus regulamentos de emissões como o Euro. Os padrões são definidos em uma série de diretivas da União Europeia, que tem na agenda a introdução progressiva de padrões cada vez mais rigorosos.
No velho continente, a regra para veículos de duas e três rodas (motocicletas) foi introduzida pela primeira vez em 1999. Desde então as exigências vêm aumentando progressivamente. Tudo isso pretende trazer ares menos poluídos para a população.
A lei também faz com que motores recebam ajustes, modelos saiam de linha, ou mesmo uma moto velha fique tão nociva e fora de moda para as cidades como um cigarro aceso. Confira como a tabela evoluiu:
Norma Euro e emissões para veículos de duas e três rodas | ||||||
Padrão | Data de início | CO (g/km) | NOx (g/km) | HC (g/km) | PM (g/km) | NMHC (g/km) |
Euro I | 1999 | 13.0 | 0.3 | 3.0 | ||
Euro II | 2003 | 5.5 | 0.3 | 1.0 | ||
Euro III | 2006 | 2.0 | 0.15 | 0.3 | ||
Euro IV | 2016 | 1.14 | 0.09 | 0.17 | ||
Euro V | 2020 – atual | 1.00 | 0.06 | 0.10 | 45 | 68 |
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Veja onde o cerco apertou!
A mais recente restrição de motos em áreas de cidade vem da Espanha. Em Barcelona, desde janeiro, ciclomotores e motos construídas em 2002 ou antes com motores de combustão interna estão restritos. Não podem circular entre as 7 horas da manhã e as 8 horas da noite, durante a semana.
Por lá, a zona proibida cobre uma área de 95 quilômetros quadrados, dentro dos anéis viários da cidade espanhola. No caso da capital britânica, Londres, houve a expansão do programa Ultra Low Emission Zone (ULEZ), que permite apenas a entrada de motos que atendam pelo menos ao Euro3.
Na terra da rainha, a próxima etapa desta zona de baixas emissões deve ocorrer em 2023. E isso não incluirá apenas a cidade de Londres, mas toda a região londrina. Ou seja, dos 21 quilômetros quadrados iniciais em 2019, a zona de baixas emissões vai aumentar para cerca de 1.569 km².
Passamos para a capital francesa, Paris. Desde julho de 2019, apenas motocicletas que atendam ao Euro2 são permitidas entrar na cidade, de segunda a sexta-feira (8h às 20h). Na Itália – casa das saudosas Cagiva, Vespa e Lambretta – os motores de dois tempos estão agora proibidos de rodar em cerca de 200 cidades.
A capital Roma, por exemplo, recebe motos apenas de forma escalonada. Ou seja, só são permitidos a entrada de motos com motores Euro2 (2003 em diante) ou Euro3 (2006). Tudo isso ainda dependendo da área. É, os tempos estão mudando…