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Em muitas cidades da Europa, a proibição de circulação de veículos – em função das emissões de poluentes – já é uma realidade. Com as motos não é diferente e elas podem até ser restritas em algumas zonas urbanas. Veja onde já é proibido andar de moto.

Porque é proibido andar de moto em certos locais

Assim como acontece no Brasil com o Promot, a Europa tem seus regulamentos de emissões como o Euro. Os padrões são definidos em uma série de diretivas da União Europeia, que tem na agenda a introdução progressiva de padrões cada vez mais rigorosos.

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No velho continente, a regra para veículos de duas e três rodas (motocicletas) foi introduzida pela primeira vez em 1999. Desde então as exigências vêm aumentando progressivamente. Tudo isso pretende trazer ares menos poluídos para a população.

A lei também faz com que motores recebam ajustes, modelos saiam de linha, ou mesmo uma moto velha fique tão nociva e fora de moda para as cidades como um cigarro aceso. Confira como a tabela evoluiu:

Norma Euro e emissões para veículos de duas e três rodas
Padrão Data de início CO (g/km) NOx (g/km) HC (g/km) PM (g/km) NMHC (g/km)
Euro I 1999 13.0 0.3 3.0
Euro II 2003 5.5 0.3 1.0
Euro III 2006 2.0 0.15 0.3
Euro IV 2016 1.14 0.09 0.17
Euro V 2020 – atual 1.00 0.06 0.10 45 68

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Veja onde o cerco apertou!

A mais recente restrição de motos em áreas de cidade vem da Espanha. Em Barcelona, desde janeiro, ciclomotores e motos construídas em 2002 ou antes com motores de combustão interna estão restritos. Não podem circular entre as 7 horas da manhã e as 8 horas da noite, durante a semana.

Por lá, a zona proibida cobre uma área de 95 quilômetros quadrados, dentro dos anéis viários da cidade espanhola. No caso da capital britânica, Londres, houve a expansão do programa Ultra Low Emission Zone (ULEZ), que permite apenas a entrada de motos que atendam pelo menos ao Euro3.

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Na terra da rainha, a próxima etapa desta zona de baixas emissões deve ocorrer em 2023. E isso não incluirá apenas a cidade de Londres, mas toda a região londrina. Ou seja, dos 21 quilômetros quadrados iniciais em 2019, a zona de baixas emissões vai aumentar para cerca de 1.569 km².

Passamos para a capital francesa, Paris. Desde julho de 2019, apenas motocicletas que atendam ao Euro2 são permitidas entrar na cidade, de segunda a sexta-feira (8h às 20h). Na Itália – casa das saudosas Cagiva, Vespa e Lambretta – os motores de dois tempos estão agora proibidos de rodar em cerca de 200 cidades.

A capital Roma, por exemplo, recebe motos apenas de forma escalonada. Ou seja, só são permitidos a entrada de motos com motores Euro2 (2003 em diante) ou Euro3 (2006). Tudo isso ainda dependendo da área. É, os tempos estão mudando…

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]