A Honda pode levar uma nova tecnologia à Gold Wing. No futuro, o modelo touring topo de linha da marca japonesa deve receber um novo sistema de radar. Confira mais detalhes sobre a novidade registrada pela empresa no exterior.

Honda leva nova tecnologia à Gold Wing

A Honda registrou uma patente relacionada a um sistema “LiDAR”. Em resumo, a novidade deve ser destinada a ser montada no modelo Gold Wing, futuramente. Esse novo sistema, em combinação com outras tecnologias, pode oferecer monitoramento em 360 graus durante a condução.

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Modelo touring de luxo, Gold Wing pode ganhar a novidade em caso de lançamento do sistema no futuro

O sistema LiDAR (acrónimo inglês: Light Detection and Ranging o Laser Imaging Detection and Ranging), trata-se de um dispositivo inédito. É um meio que permite determinar a distância de um emissor de laser para um objeto ou superfície.

De forma geral, a tecnologia LiDAR tem aplicações aéreas como a geologia. Porém, a Honda acredita que pode utilizar a tecnologia para criar um sistema de radar mais completo do mercado. Atualmente, radares são utilizados para monitorar pontos cegos e demais funções em motocicletas topo de linha.

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Honda pretende usar novas tecnologias para criar radar que cubra moto em 360º

Enfim, algumas das imagens de patentes da Honda apresentam registros de como seria no novo radar da marca. Em destaque, as ilustrações apresentam como modelos da marca, como a Gold Wing, poderiam se beneficiar da novidade.

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Radares são nova febre

Atualmente a marca alemã Bosch lidera o mercado de radares em motos. Os sistemas podem ser acoplados nas dianteiras e traseiras, podendo fornecer funcionalidades como um sistema adaptativo de controle de cruzeiro.

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Ducati Multistrada V4 foi uma das pioneiras a surgir no mercado equipada com um sistema de radar

O radar pode auxiliar em paradas durante o tráfego pesado e mesmo monitorar pontos cegos e frenagens bruscas à frente. No mercado mundial atual, modelos da BMW, Ducati e KTM utilizam radares fabricados pela Bosch, assim como as japonesas Kawasaki e Yamaha.

Enquanto isso, os radares de marcas como a italiana Moto Guzzi vem da divisão de tecnologia da empresa-mãe Piaggio: a “Piaggio Fast Forward”. Enfim, o mercado tem ainda as opções da Continental, que equipam modelos da marca britânica Triumph. Desta forma, ao que parece, a Honda esta desenvolvendo a sua solução própria de radar para o mercado.

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Jornalista especializado em cultura e esporte sobre rodas. [email protected]
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