A fábrica da KTM vai interromper novamente a produção de motos em Mattighofenn, na Áustria. Segundo a imprensa especializada no exterior, a unidade austríaca foi fechada novamente – apenas seis semanas após retomar a produção. Confira como está a situação da empresa.
Fábrica da KTM parou de novo
Apenas seis semanas após retomada da produção no país sede, a fábrica da KTM austríaca de Mattighofenn foi paralisada novamente em 28 de abril. De acordo com fontes especializadas, a produção será suspensa até 27 de julho.
O comunicado da paralisação foi realizado por meio de mensagem do CEO Gottfried Neumeister para os funcionários. Segundo Neumeister, “devido a sérios problemas na cadeia de suprimentos, é impossível continuar a produção conforme planeado”.
Segundo apurado, no exterior a marca vive escassez de componentes essenciais para a fabricação de motos. Parte disso, devido ao processo de reestruturação após a quase falência da marca no final do ano.
Desde então, a KTM tem tido dificuldades para fazer novos pedidos de materiais, segundo apurado por fontes como o Rideapart, no exterior. Aparentemente, os fornecedores reagiram com cautela e, alguns interromperam completamente a produção de itens destinados à KTM.
Marca vai interromper distribuição em alguns países
Recentemente, a KTM anunciou que a partir de 1º de junho de 2025 vai interromper a distribuição de motos da marca CFMoto e sua submarca de veículos elétricos Zeeho – nos países da Áustria, Alemanha, Reino Unido, Espanha e Suíça.
A KTM estava distribuindo modelos da chinesa CFMoto e da Zeeho nos países desde 2013. Segundo os austríacos, a decisão é “mútua” entre as marcas e o acordo de fabricação entre as duas empresas KTM/CFMoto continuará como antes.
Além disso, a CFMoto continuará a vender/distribuir as motocicletas KTM na China. Relatórios no exterior sugerem que um novo importador assumirá a responsabilidade de distribuir as motos da CFMoto nos países acima mencionados, a partir de junho de 2025.
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Situação no Brasil
A crise da KTM também levanta questões sobre o impacto no mercado brasileiro. Oficialmente no Brasil desde 2014, a Factory KTM tornou-se a representante responsável pela comercialização, distribuição, marketing e pós-venda da marca no país a partir de 2019.
Antes da crise no exterior, a divisão nacional tinha planos para construir uma fábrica em Manaus, em um investimento de R$ 97 milhões. Contudo, a continuidade do projeto da agora pode vir a depender diretamente do sucesso do plano de recuperação da marca no exterior. Demais atualizações serão divulgadas em breve.