A fábrica da KTM vai interromper novamente a produção de motos em Mattighofenn na Áustria

A fábrica da KTM vai interromper novamente a produção de motos em Mattighofenn, na Áustria. Segundo a imprensa especializada no exterior, a unidade austríaca foi fechada novamente – apenas seis semanas após retomar a produção. Confira como está a  situação da empresa.

Fábrica da KTM parou de novo

Apenas seis semanas após retomada da produção no país sede, a fábrica da KTM austríaca de Mattighofenn foi paralisada novamente em 28 de abril. De acordo com fontes especializadas, a produção será suspensa até 27 de julho.

ktm CEO Gottfried Neumeister
Novo CEO Gottfried Neumeister assumiu o comando da empresa ainda em janeiro deste ano, em meio a crise – Foto: Divulgação/KTM

O comunicado da paralisação foi realizado por meio de mensagem do CEO Gottfried Neumeister para os funcionários. Segundo Neumeister, “devido a sérios problemas na cadeia de suprimentos, é impossível continuar a produção conforme planeado”.

Segundo apurado, no exterior a marca vive escassez de componentes essenciais para a fabricação de motos. Parte disso, devido ao processo de reestruturação após a quase falência da marca no final do ano.

Desde então, a KTM tem tido dificuldades para fazer novos pedidos de materiais, segundo apurado por fontes como o Rideapart, no exterior. Aparentemente, os fornecedores reagiram com cautela e, alguns interromperam completamente a produção de itens destinados à KTM.

fábrica da KTM
Fábrica austríaca será suspensa até 27 de julho – Foto: Divulgação/KTM

Marca vai interromper distribuição em alguns países 

Recentemente, a KTM anunciou que a partir de 1º de junho de 2025 vai interromper a distribuição de motos da marca CFMoto e sua submarca de veículos elétricos Zeeho – nos países da Áustria, Alemanha, Reino Unido, Espanha e Suíça.

A KTM estava distribuindo modelos da chinesa CFMoto e da Zeeho nos países desde 2013. Segundo os austríacos, a decisão é “mútua” entre as marcas e o acordo de fabricação entre as duas empresas KTM/CFMoto continuará como antes.

Além disso, a CFMoto continuará a vender/distribuir as motocicletas KTM na China. Relatórios no exterior sugerem que um novo importador assumirá a responsabilidade de distribuir as motos da CFMoto nos países acima mencionados, a partir de junho de 2025.

CFMoto
Curiosamente, aqui no Brasil a representante da CFMoto vai expandir sua participação para o mercado de motos, trazendo modelos como a 450MT – Foto: Divulgação/CFMoto

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Situação no Brasil

A crise da KTM também levanta questões sobre o impacto no mercado brasileiro. Oficialmente no Brasil desde 2014, a Factory KTM tornou-se a representante responsável pela comercialização, distribuição, marketing e pós-venda da marca no país a partir de 2019.

Antes da crise no exterior, a divisão nacional tinha planos para construir uma fábrica em Manaus, em um investimento de R$ 97 milhões. Contudo, a continuidade do projeto da agora pode vir a depender diretamente do sucesso do plano de recuperação da marca no exterior. Demais atualizações serão divulgadas em breve.

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Jornalista especializado em cultura e esporte sobre rodas. [email protected]
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