Publicidade

Todos aqueles que já passaram pelo dissabor de ter de esperar longos minutos (quando não mesmo horas) para poder abastecer seu veículo de gasolina, álcool, ou mesmo diesel, sabem como é irritante e desolador. Isso já aconteceu em praticamente todos os países do mundo, inclusive no Brasil.

Com o aparecimento dos carros elétricos, a demora para carregar suas baterias em postos públicos deverá ser muitas vezes maior – e este é um dos principais desafios de se criar uma infraestrutura para veículos elétricos.

A Coulomb Technologies americana está desenvolvendo sua rede de postos ChargePoint com um aplicativo para o celular do dono do carro ‘seco’ que lhe indica o posto vazio (ou diz quanto tempo até vazio) mais próximo e lhe diz inclusive da possibilidade de fazer reserva à hora em que suas baterias estiverem precisando de recarga.

A reserva é feita através de um browser na web e dá acesso ilimitado ao posto dentro daquele espaço de tempo. O cancelamento pode ser feito sem custo até 24 horas antes da hora/data especificada.

As reservas são imaginadas para pessoas em deslocamentos de tempo médio, em que, por exemplo, a pessoa possa assistir a um filme, ir ao teatro ou participar de uma reunião. Melhor ainda é quando o destino é relativamente longínquo, em qual caso sua autonomia efetivamente dobra.

Publicidade