Publicidade

Já ouviu falar da Yamaha YS 125 na Europa? Sim, uma motocicleta street acessível, mas que está no catálogo da fabricante no Velho Continente. De cara já vemos que ela é fortemente inspirada na Factor 125, ou melhor Fazer 150, que temos no Brasil. Mas será que são a mesma moto?

“Factor 125” fazendo sucesso na Europa

A YS é uma opção acessível aos europeus na linha de produtos da Yamaha. O modelo de fato é uma 125 cc, mas seu padrão visual é da nossa conhecida Fazer 150 UBS, top de linha por aqui. Ver modelos de menor potência com o design de motos maiores não é novidade quando se trata de Yamaha.

Não confunda, essa é a Yamaha YS 125 da Europa

Na Índia, a FZ-S FI 3.0, que é uma moto 150 cc, tem a cara da Fazer 250 vendida no mercado brasileiro. São coisas que a marca opta para cada país… Mais do que apenas design, a YS 125 tem o painel da Fazer 150 e dispõe também do indicador do nível de combustível e função ECO, tal qual a moto verde e amarela.

Publicidade

Já está é a Fazer 150 USB presente no Brasil

Brasileiras são mais potentes

A Yamaha YS 125 europeia é equipada com um motor refrigerado a ar, 4 tempos, SOHC, 2 válvulas. Com ele, a moto é capaz de gerar potência máxima de 10,6 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 1.1 kgf.m aos 6.000 giros. A usina atende aos padrões de emissões Euro4, e não tem a tecnologia bicombustível brasileira.

Enquanto isso, nossa Factor 125 é equipada com um também com uma motor refrigerado a ar, 4 tempos, SOHC, 2 válvulas. No entanto, tem potência máxima de 11 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 1.2 kgf.m aos 6.000 giros, rodando no etanol e gasolina.

Mesmo a Factor 150 (foto acima) tem painéis laterais mais simples que a Fazer 150 e YS 125

Publicidade

Veja também:

Deixa a desejar em economia… 

Quem diria hein, na Europa Yamaha YS 125 promete rodar 300 km com seu tanque de combustível para 14 litros. Autonomia de pouco mais de 21 km/L. Enquanto isso, a Factor 125 promete rodar na casa dos 500 km em seu tanque de 15,7 litros. Uma autonomia de mais de 31 km/L. Sem falar que a brasileira tem a tecnologia para andar com etanol e gasolina.

Quem diria que a Factor 125 (foto acima) seria mais potente e economia que a YS 125!

O que mais muda?

Quando falamos da Yamaha YS 125 realmente nos referimos a uma moto totalmente diferente. Embora existam semelhanças entre as nossas Factor 125 e 150, a YS é um terceiro elemento. No entanto, a moto parece mesmo um emaranhado do casamento e intercâmbio de peças da fabricante japonesa.

Publicidade

YS tem o painel da Fazer 150, faz falta na Factor 125…

Não está convencido ainda? Bem, a YS 125 tem a cara da Fazer 150, mas modelo europeu tem assento 10 mm mais baixo (785 mm) e entre eixos 10 mm mais curto (1320 mm). No entanto, a YS 125 é levemente enxuta que a 150 cc nacional, com 129 kg, frente aos 130 kg da Factor.

No mais, a YS tem o mesmo padrão de rodas 18 polegadas da Factor 125. Assim como o mesmo curso de suspensões. O rudimentar freio a tambor também está lá na moto europeia, que o mesmo sistema de frios combinados.

Próxima vez que estiver na Europa não confunda: é uma YS 125!

Na Europa, a YS 125 tem preço de 2.799 euros (mais de R$ 17 mil em conversão direta). Por aqui, a Factor 125 parte do preço público sugerido de R$ 11.790.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]