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Factor 125i é bicombustível e tem injeção eletrônica

Uma das últimas motos importantes do mercado brasileiro a adotar o sistema de injeção eletrônica de combustível, a Yamaha YBR Factor 125i acaba de chegar. E para compensar a demora, a Yamahinha de entrada ganha também o sistema bicombustível de alimentação (Blueflex).

Apesar de não comprometer as vendas, o modelo anterior, equipado com carburador, precisava ser modificado para enquadrar-se nas regras do PROMOT 4 fase 2, que restringe as emissões evaporativas no tanque de combustível. A YBR Factor 125 entrou no “corredor da morte” em janeiro desse ano, quando a medida restritiva entrou em vigor. A mudança era apenas uma questão de escoamento do estoque do modelo anterior.

De resto a pequena Yamaha mantém as suas características de resistência, economia e durabilidade. O motor e de um cilindro com exatos 124,9 cm³, tem comando único no cabeçote (SOHC), injeção eletrônica de combustível e arrefecimento a ar. E agora vem com a vantagem adicional de poder ser abastecido com gasolina, etanol ou com a mistura de ambos em qualquer proporção pelo sistema Blueflex, que produz o maior torque da categoria: 1,16kgf.m @ 6.000 (Etanol) e 1,15kgf.m @ 6.000 (Gasolina). O tanque de combustível da Factor 125i tem capacidade para 15,7 litros, o que lhe dá uma grande autonomia, superior aos 400 km (gasolina).

A nova YBR Factor 125i vem equipada com rodas de liga, freio a disco e painel de instrumentos digital completo, que conta com indicador de marchas, relógio, odômetro parcial e total e função fuel trip, que inicia uma contagem progressiva a partir do momento que o combustível do tanque da motocicleta entra na reserva. O velocímetro dispensa o uso de cabo e a tarefa fica a cargo de um sensor de velocidade instalado no motor. A Factor 125i traz também o indicador ECO no painel de instrumentos, cujo indicador acende quando o motor trabalha na faixa de rotação de maior eficiência econômica.

Cores disponíveis

Cores disponíveis

O design segue a tendência das motos de maior cilindrada da marca, com o formato hexagonal da tomada de ar dianteira e das tampas laterais harmonizando com o tanque de combustível. Montada sobre um quadro tipo diamante feito em aço, a Factor 125i traz um conjunto ciclístico que conta com suspensão dianteira com garfo telescópico convencional (curso de 120 mm) e suspensão traseira amortecida por dois amortecedores (curso de 111 mm). Já o sistema de freios tem disco de 245 mm de diâmetro na dianteira e freio traseiro a tambor, com 130 mm de diâmetro. Os pneus são Metzeler sem câmara, com medidas 90/90-18 na roda traseira, adotados para proporcionar economia no momento da manutenção da motocicleta, já que este pneu oferece melhor custo-benefício.

Factor 125i: além da injeção eletrônica, ela é também bicombustível

Factor 125i: além da injeção eletrônica, ela é também bicombustível

A Yamaha YBR Factor 125i 2017 está disponível na versão ED, em duas opções de cores: vermelha e preta. Ela conta ainda com garantia de 3 anos e Revisão Preço Fixo Yamaha, na qual o cliente sabe exatamente quanto pagará desde a primeira até a sétima revisão (até os 30.000 quilômetros), além da linha de peças de reposição Y-TEQ, com qualidade Yamaha e preços mais em conta. O preço sugerido da Factor YBR 125i ED 2017 é de R$ 7.390,00 + Frete.Separador_motos



Sidney Levy

Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.