Publicidade

 

Moradores da capital paulista já podem ficar por dentro da novidade: a partir de hoje entra em vigor em São Paulo a Faixa Azul. A motofaixa tem como missão entrosar o espaço da Avenida 23 de Maio, por onde passam um grande fluxo de motocicletas e carros.

Quem passar pela avenida já pode aproveitar a novidade, que possui extensão de 5,5km. Ela não é exclusiva para motociclistas, mas dá preferência aos veículos de duas rodas. Confira agora detalhes de como funciona esta (polêmica) motofaixa.

A nova faixa é uma sinalização de segurança para as motocicletas

Publicidade

Faixa Azul quer organizar espaço urbano da avenida

A 23 de maio é uma das mais movimentadas avenidas de São Paulo. É especulado que por lá passam em média 50 mil motos por dia. E para pôr ordem em uma das principais vias da cidade, a prefeitura quer fazer da Faixa Azul um redutor de acidentes. Porém, o projeto é antigo e sempre rendeu opiniões diversas – contrárias, inclusive.

Objetivo da Faixa Azul é reduzir acidentes, mas projeto divide opiniõe

Veja também:

 

Publicidade

O problema envolvendo a Faixa Azul é que ela está localizada numa avenida onde o movimento é primordialmente de motos e carros, sem pedestres no local. Isto, naturalmente, provoca um fluxo maior de veículos transitando em alta velocidade.

Se baseando nesta tese, os contrários à implementação da faixa argumentam que os motociclistas podem adquirir um comportamento menos atento e mais veloz na faixa, já que ela dá preferência às motos.

Implementação de faixas para motos já rendeu polêmica no passado

Anteriormente a própria CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) já lançou relatórios desaconselhando a volta da Faixa Azul, por conta de testes anteriores terem apontado um aumento de acidentes ao invés da redução. Na década passada foram implementadas ações em diferentes avenidas e o resultado foi diferente do esperado.

Publicidade

 

Como rodar na faixa azul

A Faixa Azul é o mais indicado para o uso de motociclistas, entretanto ela não é obrigatória e nem exclusiva. Ela foi adotada no trecho entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad. Nela, devem ser respeitadas as mesmas velocidades máximas das demais pistas e, por fim, vale lembrar que, de acordo com a gestão municipal, este é um projeto piloto

Órgãos municipais defendem medida

Gerida pela Prefeitura de São Paulo, a CET defende a nova implementação da Faixa Azul. A argumentação é que a faixa da Avenida 23 de Maio encontra-se no próprio corredor onde as motos circulam.

Outro argumento de defesa é que a faixa será recomendada apenas em casos de trânsito lento, onde as motocicletas possam circular dentro da faixa e numa velocidade controlada. Além disso, ao lado da faixa o motociclista será alertado com uma sinalização vertical ao longo da via que alertará acerca dos cuidados durante o trajeto.

Faixa Azul já está em pleno funcionamento

A medida é importante e é fato que a cidade de São Paulo necessita de medidas de proteção no trânsito. A Faixa Azul não possui muita diferença para outras faixas, no entanto, a grande dúvida na questão do bom funcionamento da sinalização da via.  

Paulo Renato
Formado em Comunicação Social pela UFS. Redator e torcedor do Bahia.