Publicidade

Imagine um ve¡culo rodando pelas ruas e estradas sem o catalisador ou algum outro componente do sistema de exaustÆo.

 uma contribui‡Æo para o agravamento da polui‡Æo. “Um autom¢vel nessa condi‡Æo emite 100% de gases t¢xicos no ar. Al‚m de afetar a si pr¢prio, o indiv¡duo colabora para o aumento da concentra‡Æo de poluentes no planeta e o crescimento de doen‡as respirat¢rias entre a popula‡Æo”, avalia Carlos Eduardo Moreira, gerente de Desenvolvimento de Novos Neg¢cios da Umicore, uma das principais fabricantes de catalisadores automotivos do Pa¡s.

Estudo realizado recentemente pela empresa, em parceria com a Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental) e a Mastra Escapamentos, aponta que um em cada quatro carros do estado de SÆo Paulo circula em situa‡Æo irregular. Os autom¢veis estÆo equipados com falsos catalisadores ou com a pe‡a adulterada, ou seja, com o n£cleo cerƒmico retirado.

Preven‡Æo – At‚ chegar ao catalisador, onde sÆo convertidos em gases inofensivos ao meio ambiente, os gases gerados pelo motor do ve¡culo percorrem todo o sistema de exaustÆo. Dessa forma, ‚ fundamental fazer manuten‡äes preventivas no autom¢vel para detectar e solucionar problemas, como rachaduras, amassados, vazamentos e furos nos componentes do sistema de exaustÆo.

Publicidade

Catalisador – A desregulagem do sistema de inje‡Æo eletr“nica, altera‡Æo da contrapressÆo do sistema de escapamento, aumento do consumo de combust¡vel e perda de rendimento do motor sÆo apenas alguns dos problemas que o motorista pode observar ao rodar com falso catalisador ou com o equipamento com sua eficiˆncia comprometida.

Projetado para ter a mesma durabilidade do autom¢vel, o catalisador pode ter a carca‡a danificada por impactos, levando … sua destrui‡Æo. Al‚m disso, a vida £til do equipamento pode ser reduzida pela m  conserva‡Æo do carro ou pelo abastecimento do autom¢vel com combust¡vel adulterado.

Troca – A troca do catalisador deve ser realizada quando o carro apresentar perda de for‡a do motor ou barulho no escapamento como se tivesse uma pe‡a solta. “Ao comprar uma nova pe‡a, o motorista deve verificar a embalagem, al‚m de exigir o certificado de garantia e nota fiscal”, acrescenta Moreira.

Preju¡zos … sa£de – Confira na tabela abaixo, os gases emitidos pelos autom¢veis sem catalisador ou equipados com falso catalisador, as conseqˆncias para a sa£de e o resultado da cat lise feita por um equipamento original.

Publicidade

Gases
Efeitos
Ap¢s a cat lise

HC (Hidrocarbonetos)
– Causa irrita‡Æo nas vias respirat¢rias,
anemia, leucemia e cƒncer pulmonar Transforma-se em vapor
d’ gua e gases inofensivos
CO (Mon¢xido de Carbono)

– Causa asfixia sistˆmica, pneumonia
e danos cerebrais
– Transforma-se em g s
carb“nico (g s exalado ao
respirarmos)
NOx (àxido de Nitrogˆnio)


– Causa ardˆncia nos olhos, nariz e
mucosas. Tamb‚m provoca bronquite,
enfisema, insuficiˆncia respirat¢ria e
at‚ muta‡äes gen‚ticas Transforma-se em N2
(Nitrogˆnio), que representa
75% do ar que respiramos
da atmosfera
O3 (Oxidantes fotoqu¡micos,
Oz“nio e Alde¡dos)

Causa irrita‡Æo nos olhos, garganta
e infec‡äes generalizadas

SÆo originadas das rea‡äes
fotoqu¡micas da luz solar com
os poluentes: HC, CO, NOx

Fonte: Umicore