Publicidade

A fabricante italiana Fantic apresentou a sua mais recente investida, a XEF 450 Rally. A marca é conhecida pelo seu portfólio dedicado a modelos de dois e quatro tempos para enduros e off-road extremo. Unindo tudo isso, agora a fabricante apresenta uma desafiante que pode rodar na estrada e ser também uma moto do Dakar, confira:

Fantic XEF 450 Rally

Moto do Dakar? Fantic XEF 450 Rally veio para isso mesmo!

Veja também:

Fantic XEF 450 Rally

A proposta da italiana não chega a ser novidade. A KTM por exemplo oferece o seu modelo 450 replica de rali, mesmo que em edição limitada. E diga-se de passagem, por um valor alto. Claro, trata-se do puro sangue de competição dos austríacos. Mas agora vem mais uma opção por aí…

Publicidade

A nova XEF 450 Rally descende diretamente da recentemente anunciada moto de enduro XEF 450. Ambas usam o mesmo chassi e motor da base compartilhada com a Yamaha. Para quem não sabe, as motos são baseadas na WR 450. Já os componentes como carenagem e peças específicas para rali são todos de design e especificações da Fantic.

Fantic XEF 450Rally

Fantic XEF 450 Rally ainda deve passar por mais desenvolvimentos até 2022

A Rally conta com quadro de alumínio, abrigando o motor DOHC 450 cc com refrigeração líquida e quatro válvulas, que pode gerar na casa dos 50 cv de potência. A transmissão é de 5 velocidades. Tudo isso atendendo as normas de emissões Euro5.

O chassi recebe ainda equipamentos para a condução off-road, mesmo em alta velocidade, típica dos grandes ralis no deserto. Com isso, vemos as suspensões Kayaba totalmente ajustáveis, com curso de 310 mm na dianteira e 317 na traseira.

Publicidade

Fantic XEF 450 Rally usa base da Yamaha

Para melhorar a potência de frenagem, o disco dianteiro chega a 300 mm de diâmetro. A nova XEF 450 Rally possui também um tanque de combustível de 30 litros de capacidade, projetado especificamente para a moto. Outra exclusividade do modelo é a carenagem de rali. A torre de navegação foi protegida com uma tampa de acrílico, onde ficam os porta-instrumentos abrigados do ar e da poeira.

Fantic XEF 450Rally

Fantic XEF 450 Rally vai fazer jus ao nome que leva e entrar no Dakar 2022

Fantic XEF 450 Rally – A moto do Dakar 2022

A Fantic afirma que o XEF 450 Rally estará disponível no mercado Europeu no final de setembro de 2022 e promete um preço competitivo. Além disso, a marca deve apresentar também um catálogo recheado de acessórios, que oferecerá aos proprietários ainda mais peças de desempenho para o uso off-road.

Publicidade
Franco Picco

Franco Picco será o encarregado de levar o projeto adiante

No entanto, já teremos a oportunidade de ver o modelo em ação a pouco mais de mês. A XEF 450 será mais uma moto do Dakar 2022, na competição que se inicia no próximo janeiro.

O piloto que irá guiar a novidade será o italiano Franco Picco, um veterano da competição com 27 anos de estrada. Sua função será continuar a desenvolver a moto para o público e, claro, buscar levar o modelo o mais longe possível na prova.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]