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Faróis LED nos Audi R8

Os primeiros faróis principais compostos de diodos emissores de luz estão no carro-esporte Audi R8. O carro já possuía faróis de dia com 24 leds, mas agora terá esta mesma tecnologia nos faróis principais, com fachos baixo e alto, e também nos pisca-písca direcionais – uma opção de 3.950 euros, ou cerca de R$ 10 mil.

Para poder utilizar leds na dianteira do carro, a Audi teve de obter uma licença especial da União Européia, que a concedeu levando em conta que esses faróis consomem menos energia e geram uma luz muito parecida à luz diurna natural, geram mais contraste e são mais tranqüilas ao olho humano. Os leds também não têm problema de desgaste, são compactos e oferecem mais liberdade aos designers.

Os novos faróis representam o topo da estratégia de iluminação da Audi, que já vem utilizando a tecnologia de semicondutores em lanternas traseiras nas funções de iluminação, freios e direcionais, assim como em veículos de conceito para implementar algumas ou todas as funções de iluminação na dianteira. No salão de Detroit de 2003, a marca mostrou um farol de neblina em forma de tira.Na véspera do salão de Frankfurt, o Le Mans Quattro, antecessor legítimo do R8, iluminou a noite daquela cidade com faróis LED.

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Muitos outros carros conceito e avanços na fonte da luz e na geometria dos faróis se seguiram, até chegar ao R8, que oferece como opção os novos faróis.

José Luis Vieira


José Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de veículos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania. É editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de redação da revista Carga & Transporte.