A Honda e a Yamaha continuam firmes na colaboração para um futuro alternativo das duas rodas. Depois do anúncio de parceria para padronização de baterias, agora as empresas vão também compartilhar modelos de scooters elétricas. Uma fabricante japonesa que vai fornecer a outra… uma estratégia inusitada, mas que faz sentido!
Porque a Honda fará scooters elétrica para a Yamaha
Os grandes comandantes da Honda e da Yamaha apertaram as mãos e, agora, ambas as empresas japonesas vão estender um acordo de negócios estratégicos. Mais precisamente, a Honda será responsável pelo fornecimento de modelos de scooters elétricas para a Yamaha. Isso mesmo!
A parceria tem em mente o mercado japonês, onde as empresas vão compartilhar modelos elétricos de ‘Classe 1’ (de 0,60kW) – corresponde às motos de até 50 cc. Desta forma, os modelos abrangidos nesta parceria serão as Honda .EM1 e / Benly e. Saiba tudo sobre essas populares motos de entrega aqui.
Em comum, os modelos são alimentados pelo Honda Mobile Power Pack e:, um conjunto de baterias intercambiáveis. A fonte de alimentação é uma das chaves da parceria, um projeto para padronizar ainda mais componentes e assim viabilizar a popularização das elétricas.
Veja também:
- Scooter barato da Honda: como é a nova opção do exterior
- Qual o melhor? Forza 350 e Yamaha XMax 250 em comparativo
- Porque o Fluo é o scooter Yamaha mais vendido no Brasil
Japoneses unidos
Em 2019, as fabricantes Honda, Yamaha, Kawasaki e Suzuki anunciaram a criação do Consórcio de Baterias Interchange. O grupo discutiu a possibilidade de padronizar baterias intercambiáveis, para motos elétricas, para uso mútuo entre as empresas.
O trabalho em conjunto visava encontrar soluções para enfrentar os principais desafios na popularização das elétricas, como autonomia e tempo de carregamento. Logo em 2021 as empresas chegaram a um acordo, para padronizar e estabelecer as especificações comuns.
Contudo, o trabalho em conjunto das quatro marcas japonesas não para por aí. Juntas da Toyota Motor Corporation, mais recentemente nasceu o “HySE” (Hydrogen Small Mobility and Engine Technology). Tudo isso para criar o motor da moto a hidrogênio!
Enfim, o HySE é um projeto ambicioso e que será divido em etapas específicas, com cada marca envolvida tendo um papel distinto. Confira todos os detalhes da iniciativa que vai criar modelos movidos a hidrogênio aqui.