Publicidade
Foto: Atual campeão nas categorias VX1 e VX2, o paranaense Paulo Stedile está confirmado na abertura do Brasileiro em Rio Negro/PR

Foto: Atual campeão nas categorias VX1 e VX2, o paranaense Paulo Stedile está confirmado na abertura do Brasileiro em Rio Negro/PR

Com seu Estadual fortalecido e iniciado em alto nível em 2010, Federação Paulista cede data à Federação Baiana

O Enduro do Descobrimento, tradicional etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, que havia ficado fora do calendário deste ano, está de volta à competição. Após um acordo entre a Federação Paulista de Motociclismo (FPM) e a Federação Baiana de Motociclismo (FBM), com participação e concordância do diretor nacional de regularidade, Paulo Melo, a Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) confirma a troca de local da etapa de encerramento da temporada, de Botucatu/SP para Itacaré/BA, mantendo-se as datas de 18 e 19 de setembro.

– Já na assembléia geral, em Porto Seguro/BA, a Federação Baiana solicitou o retorno do Enduro do Descobrimento ao calendário. O novo presidente, José Carlos da Conceição, conversou com o presidente da FPM, Decio Fantozzi, e houve um acordo entre as duas partes – disse Paulo Melo, também presidente da Federação de Motociclismo do Piauí. – O objetivo desde o início era evitar uma mudança na quantidade de etapas. Isso iria mexer demais no campeonato e onerar os pilotos que já haviam se programado para um determinado número de provas – completou.

Publicidade

Para encerrar o campeonato de maneira ainda mais festiva, o presidente da FBM já confirmou a cidade que receberá o Enduro do Descobrimento de 2010:

– Esse acordo mostra a união que existe atualmente entre as federações. Foi uma decisão sábia, pois nossa etapa aqui na Bahia foi a que teve mais pilotos e uma das mais elogiadas nos últimos anos – ressaltou José Carlos da Conceição. – Manteremos a mesma qualidade de prova, mas com tudo novo, e o Enduro do Descobrimento será em Itacaré/BA. É um paraíso e será um grande encerramento para o campeonato – afirmou.

O dirigente fez questão de agradecer a compreensão da Federação Paulista, e de seu presidente.

– Quero deixar claro que não tiramos nada de São Paulo. O que houve foi uma cessão gentil da Federação Paulista em nome da união das entidades, pois o calendário só previa a realização de seis provas – declarou. – Não queríamos fuigr ao regulamento e acabar atrapalhando os pilotos cujo calendário já estava programado – disse.

Publicidade

Para o presidente da Federação Paulista, o acordo foi possível pelo bom momento que o Enduro de Regularidade começa a ter em seu campeonato estadual.

– Em função de todos os problemas que aconteceram na Bahia na gestão anterior, nós queríamos prestar um apoio e colaborar com a gestão atual. A Federação Paulista está abrindo mão da etapa como um voto de confiança – declarou Fantozzi. – Aproveitando que o Campeonato Paulista desse ano está com grande apoio e provas realmente bem estruturadas, temos força própria para dar um impulso e o Enduro de Regularidade poder decolar aqui dentro do estado. O campeonato começou com uma etapa muito boa e elogiada por todos. Com certeza no ano que vem teremos grandes pilotos disputando o Brasileiro, inclusive com etapa em São Paulo novamente – encerrou Fantozzi.

O Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade tem supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

Confira o calendário da temporada 2010:

Publicidade

1ª e 2ª etapas – 13 e 14/03 – Taquara/RS
3ª e 4ª etapas – 24 e 25/04 – União da Vitória/PR
5ª e 6ª etapas – 22 e 23/05 – Venda Nova do Imigrante/ES
7ª, 8ª, 9ª e 10ª etapas – 15, 16, 17 e 18/07 – Teresina/PI e Sobral/CE
11ª e 12ª etapas – 18 e 19/9 – Itacaré/BA