Publicidade

Polˆmica na final do Brasileiro de Kart 2004, que encerrou-se neste s bado (24/7), no Kart¢dromo Aldeia da Serra, em Barueri, na Grande SÆo Paulo.

A decisÆo do t¡tulo da categoria Sudam Jr., que foi conquistado na pista pelo brasiliense Felipe GuimarÆes (FW Autom¢veis), ficou sub-judice ap¢s uma decisÆo polˆmica dos comiss rios desportivos do campeonato. Felipe havia conquistado o t¡tulo ap¢s vencer as duas baterias iniciais, ficar em segundo na terceira prova e receber a bandeirada em primeiro na prova final, mas foi surpreendido com uma desclassifica‡Æo na £ltima prova, sob alega‡Æo de manobra anti-desportiva.

Corrida empolgante
A quarta bateria da Sudam J£nior empolgou a todos desde a largada, quando os dois pilotos que partiam na primeira fila come‡aram o duelo pela vit¢ria e pelo t¡tulo. Durante toda a corrida, Gabriel Dias, que largou na frente, fez um tra‡ado defensivo, tentando evitar os ataques insistentes de GuimarÆes.

O brasiliense chegou a assumir a ponta da corrida, mas logo em seguida Dias retomou a posi‡Æo com Felipe andando sempre muito perto. Na 20¦ e £ltima volta da corrida, Felipe partiu definitivamente para cima de Gabriel, determinado a vencer a corrida e faturar o t¡tulo com todos os m‚ritos. Tanto que, na £ltima curva do circuito, Felipe colocou seu kart lado a lado com o de Dias e tomou a posi‡Æo do paranaense que perdeu o controle e acabou batendo no muro dos boxes

Publicidade

Terminada a corrida, os comiss rios desportivos, atendendo a uma reclama‡Æo do piloto Gabriel Dias, resolveram analisar os v¡deos do acidente e chegaram a conclusÆo que Felipe GuimarÆes usou de conduta anti-desportiva na manobra de ultrapassagem da £ltima volta. A equipe do piloto brasiliense entrou com recurso contra a decisÆo nas estƒncias cab¡veis e o resultado do campeonato permanece sub-judice at‚ decisÆo das autoridades desportivas competentes. “Eu fiz a minha parte na pista. Precisava vencer a £ltima corrida e lutei at‚ o final.  um pena que um campeonato tÆo bonito termine dessa forma”, lamentou Felipe. Caso seja confirmada a desclassifica‡Æo de Felipe GuimarÆes, o t¡tulo nacional da categoria Sudam Jr. ficar  com o paranaense Bruno Pacetti, segundo colocado na quarta bateria e originalmente o quarto colocado na pontua‡Æo final do torneio.