Publicidade

Desde sua criação em 1959, a boneca Barbie se tornou uma imagem icônica na cultura popular. E em breve ela vai ganhar um novo filme live action, estrelado pela atriz Margot Robbie. O longa está sendo gravado neste momento e tem previsão de lançamento para julho de 2023.

Sem dúvidas, a influência da boneca é indiscutível e já gerou produtos um tanto quanto controversos e curiosas também… Como a Barbie harleyra! Veja a história da personagem com as motos da Harley-Davidson.

Barbie e Ken com motos Harley-Davidson 

A Barbie foi uma inovação. Enquanto as bonecas tradicionais eram bebês, a Barbie era uma mulher e, ao contrário de outras, representava mulheres ocidentais solteiras independentes e suas diversas oportunidades de carreira.

O sucesso internacional da boneca deu à fabricante Mattel a oportunidade de vender mais produtos. Além disso, uma vez que uma criança tivesse uma, ela poderia pedir então a compra de uma grande variedade de roupas e acessórios para o seu brinquedo.

Publicidade

Barbie e Ken ganharam série de produtos em alusão a itens e motos da Harley-Davidson

Mais do que isso, ao longo do tempo os produtos da Barbie se tornaram itens de coleção. E em 1961 foi lançado o boneco Ken, o namorado dela. Juntos, o casal Barbie e Ken tinham fantasias coordenadas para passeios em festas, piqueniques, drive-ins e na praia.

Mas foi somente anos depois que surgiu a parceria entre a empresa de brinquedos Mattel e a fabricante de motos Harley-Davidson. Sim, a boneca Barbie já vislumbrou a temática da famosa indústria de motocicletas custom norte-americana!

Boneca vinha na caixa com essa miniatura de custom Harley maneira, com certeza muito marmanjo colecionador comprou…

Publicidade

Veja também:

Barbie e as motos custom

A fatia de mercado mundial de Barbie e Ken representou uma grande oportunidade de marketing para a Harley-Davidson e vice e versa. A junção de ícones das duas marcas criou uma linha voltada principalmente para colecionadores adultos de memorabilia.

Casal ganhou traços de motociclistas e acessórios da Harley

No entanto, para as crianças, os bonecos e miniaturas de motos também continham uma mensagem implícita promovendo as empresas. Curiosamente as bonecas e bonecos dessa linha possuem tatuagens, piercings e capacetes em cada item com 30 cm de altura.

Publicidade

É possível ver ainda uma edição Barbie de cabelos escuros, lançada em 2010. Por fim, o mais curioso de tudo isso é ver tanto ela quanto Ken vestindo jaquetas de couro Harley-Davidson e posando ao lado de modelos como a clássica Fat Boy! Quem diria que já existiu uma Barbie harleira?!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]