Publicidade

Uma semana depois de acompanhar Eric Granado em mais uma prova pelo Mundial de MotoE (categoria elétrica da MotoGP), é hora de torcer no Mundial de SuperBike (WorldSBK). Assim, neste final de semana os brasileiros Meikon Kawakami, Tom Kawakami e Felipe Macan encaram mais um desafio na competição.

Segunda etapa do Mundial, primeira da categoria SSP300, acontece na Espanha, em Jerez

Dessa forma, os jovens de 18, 19 e 17 anos aceleram na segunda etapa do Mundial, que será a abertura para sua classe. A prova acontece no circuito Jerez Ángel Nieto, na Espanha. O encontro anterior ocorreu no final de fevereiro, na Austrália, e então a organização optou por pausar o evento em decorrência da pandemia.

Brasil no Mundial de SuperBike

Os três brasileiros alinham no grid pela mesma categoria, a SSP300. Dessa forma, a classe é composta por motos com aproximadamente 300 cilindradas, onde os pilotos competem com Kawasaki Ninja 400, KTM RC 390R e Yamaha R3.

Publicidade

Meikon faturou o primeiro lugar no Espanhol de Superbike, na última semana. Assim, vem animado para a disputa pelo Mundial

Meikon, Tom e Felipe participam da equipe Team Brasil AD78, chefiada pelo ex-piloto Alan Douglas e com apoio da Yamaha do Brasil. Dessa forma, claro, os três aceleram a Yamaha R3.

Vitória no Espanhol de SuperBike

Meikon vai ao Mundial embalado por uma recente vitória. O piloto foi o mais rápido na abertura do Espanhol de SuperBike, competindo pela categoria Junior, no último final de semana. A prova ocorreu no circuito de Navarra, no norte do país. Além disso, o jovem também já venceu pelo Mundial de Moto3 Junior e competiu pela Red Bull Rookies Cup, categoria escola da MotoGP.

Campeonato Espanhol de Superbike (foto) teve brasileiro no topo do pódio em sua primeira etapa. Assim, Meikon Kawakami venceu a prova disputada na semana passada

Campeonato Espanhol de Superbike (foto) teve brasileiro no topo do pódio em sua primeira etapa. Assim, Meikon Kawakami venceu a prova disputada na semana passada

Publicidade

Igualmente, os currículos de Ton e Felipe merecem destaque. Irmão mais velho de Meikon, Ton está no Mundial de SuperBike SSP300 desde o ano passado, quando completou oito provas e faturou uma pole.

Já o mais novo do trio, Macan competiu em 2019 pela R3 Cup Sul-Americana. Assim, sagrou-se vice campeão na competição em evento que aconteceu junto ao WorldSuperbike, em sua passagem pela Argentina. Além disso, obteve o terceiro lugar na abertura do Espanhol de Superbike, garantindo uma dobradinha brasileira no pódio.

Ton Kawakami em disputa pelo SuperBike Brasil. Piloto faturou uma pole no Mundial no ano passado

Como assistir as corridas do SBK

Infelizmente, o Mundial de SuperBike não tem mais transmissão pela televisão no Brasil. Porém, nem tudo está perdido. Assim, é possível acompanhar as corridas através do DAZN, serviço de streaming de esportes ao vivo. A plataforma também cobre eventos de outras modalidades, como futebol, tênis, boxe e basquete.

Publicidade

Com 17 anos, Felipe Macan é o mais novo representante do Brasil na competição

Programação SuperBike

A sexta-feira é dedicada a treinos livres de todas as categorias, com largadas das 4h às 11h, no horário de Brasília. Já no sábado ocorrem os classificatórios (Superpole) e três provas, uma em cada categoria. Por fim, o domingo é dedicado a aquecimentos e novas corridas.

Sábado – 1º de agosto

6h: WorldSBK: Superpole
6h40: SSP (SuperSport): Superpole
7h20: SSP300: Superpole
8h: SSP300: Last Chance Race
9h: WorldSBK: Corrida
10h15: SSP: Corrida
11h30: SSP300: Corrida

Domingo – 2 de agosto

6h: WorldSBK: Superpole
7h30: SSP: Segunda corrida
9h: WorldSBK: Segunda corrida
10h15: SSP300: Segunda corrida

 

WorldSBK: Rea em busca do hexa

Se no Mundial de MotoGP estamos assistindo ao domínio da dupla Honda e Marc Márquez, no WorldSBK esse posto é ocupado por Jonathan Rea e a Kawasaki ZX-10R. Afinal, o time acelera em 2020 embalado pelo pentacampeonato, conquistado em 2019.

Entretanto, vencer em 2019 não foi tão fácil. A equipe oficial da Ducati, a Aruba Racing, iniciou com nada menos que oito vitórias nas quatro primeiras etapas da temporada. Já em 2020 o primeiro evento foi vencido por Alex Lowes (Kawasaki), com Scott Redding (Ducati) em segundo e Toprak Razgatlioglu (Yamaha) em terceiro. Rea foi quarto, seguido por Michael Van Der Mark (Yamaha).

Alvaro Bautista saiu deixou a MotoGP como coadjuvante para custar várias vitórias para Rea no início de 2019. Agora, piloto representa a equipe oficial da Honda

Calendário WorldSBK 2020

01 de março – Austrália – Philip Island
03 de agosto – Espanha – Jerez de la Frontera
09 de agosto – Portugal – Portimão
30 de agosto – Aragón – Motorland
06 de setembro – Teruel – Motorland
20 de setembro – Catalunha – Montmelò
04 de outubro – França – Magny-Cours

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza