Publicidade

Os principais pilotos de moto do pa¡s vÆo disputar neste s bado e domingo a quinta e £ltima etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro, no circuito do Shopping SerrAzul, no km 72 da rodovia dos Bandeirantes, pr¢ximo a Itupeva/SP.

Uma das novidades ‚ que a prova ser  mais uma fase da seletiva que definir  os representantes do Brasil no International Six Days Enduro (ISDE), a “olimp¡ada do motociclismo”, de 3 a 8 de novembro em Fortaleza, com 500 pilotos de 30 pa¡ses. Outra novidade ser  a participa‡Æo de Jorge Balbi Junior, que conquistou o t¡tulo de campeÆo brasileiro de motocross por antecipa‡Æo na categoria 250 cilindradas no £ltimo domingo em Juiz de Fora/MG. Ele tamb‚m est  em busca de uma vaga para o Six Days.

Ao contr rio dos outros anos, a organiza‡Æo da prova fez mudan‡as na pista para a final no SerrAzul. Ela ter  mais salto, no estilo motocross, e as etapas cronometradas vÆo exigir velocidade dos pilotos. “Esta mudan‡a segue uma tendˆncia mundial e serve como prepara‡Æo para o Six Days”, explica Dyon¡sio Malheiro, organizador do evento. Para terminarem a prova os pilotos terÆo que completar trˆs voltas por dia em um circuito de 40 quil“metros, num total de 120.

A prova exigir  per¡cia e t‚cnica dos competidores. “Pelo que sei, as etapas vÆo estar bem t‚cnicas e irÆo acontecer no meio de uma planta‡Æo de eucaliptos. A final do campeonato promete ser a mais dif¡cil de todos os tempos”, acredita o piloto M rcio Joanita.

Publicidade

Na lideran‡a do Brasileiro de Enduro, Felipe Zanol tem boa vantagem e j  pode ser considerado o campeÆo deste ano na classifica‡Æo geral e na 250 cilindradas. “S¢ se eu cair ou a moto quebrar acabo perdendo o t¡tulo. Na Geral j  sou o campeÆo antecipado”, disse Zanol. Logo atr s de Felipe vem Nielsen Bueno e Lu¡s Felipe Bastos, que est  em terceiro na geral e j  ‚ o campeÆo na 125.

Para participarem das seletivas do Six Days, os pilotos foram escolhidos de acordo com os resultados nas trˆs primeiras etapas do Brasileiro de Enduro ou pela performance em outras competi‡äes. Eles estÆo fazendo uma s‚rie de treinamentos que avaliam a t‚cnica de pilotagem, a resistˆncia f¡sica, a velocidade, a performance e principalmente o preparo psicol¢gico.

Os representantes do Brasil nas equipes oficiais da prova no Cear  serÆo anunciados ap¢s a £ltima seletiva, marcada para o dia 21 de setembro nas areias de Cabo Frio, no Rio de Janeiro. Os pilotos candidatos sÆo: Luiz Felipe Braga, Felipe Zanol, Nielsen Bueno, M rcio Joanita, Alexandre Taxinha, Stˆnio Curi¢, Marcos Bittencourt, Rafael Filgueiras, Tiago Farias, S‚rgio Klaunan, Diego de Moraes, Jackson Feuback e Jorge Balbi. Bernardo MagalhÆes ‚ o respons vel pela coordena‡Æo das seletivas.