Publicidade

Aruanã, a famosa cidade turística localizada às margens do Rio Araguaia, a 310 km de Goiania, está pronta para receber neste final de semana, dias 15 e 16 de dezembro a grande final do Campeonato Goiano de Motocross 2012, com total apoio da prefeitura do município.

A final do goiano de motocross acontece em Aruanã

A final do goiano de motocross acontece em Aruanã

A pista construída e próxima de finalização em seus detalhes de acabamento deverá sediar a prova de encerramento e a decisão do campeonato, sendo que a classificação está embolada em todas as onze categorias do Campeonato de 2012, mas que terão redução desta quantidade para 2013, podendo ocorrer o corte a principio das categorias Nacional 230 e MX4.

As disputas pelo titulo estão em aberto em todas as categorias, sendo que na MX2 – para motos de 250cc 4t. o piloto Welington Garcia, vice líder, precisa vencer e marcar o melhor tempo nos treinos classificatórios para poder empatar com Everaldo Filho, e contar com a decisão de desempate através de melhores resultados obtidos pelos dois durante o ano.

Publicidade

Esta disputa acontece também na MXFL-Força Livre para motos de 250 a 450 4t. onde apenas um ponto separa o líder Everaldo do segundo Garcia, e o terceiro colocado Marcos Guilherme também tem chances pois está apenas a oito pontos do líder Everaldo.

Na MX3 para pilotos acima de 35 anos, Marcos Barcelos do Pará lidera com oito pontos de frente sobre João Batista Barbosa Filho. Na MX4, com pilotos acima de 40 anos a briga fica entre Eli Américo com 48 pontos, João Batista com 47 e Jonatas Caixeta com 45 pontos, portanto, a busca pelos pontos finais deverá ser acirradapara os três. Na Intermediaria a situação é de empate com 50 pontos para Kioman de Jesus e Heber Thomaz, situação de quem ganhar leva, mas qualquer vacilo dos dois primeiros o terceiro colocado Yan Jose Machado com 39 pontos está à espera de uma oportunidade para vencê-los. Na Estreantes, Sheliton Marques lidera com 46 pontos, com Rafael Pereira de Souza em segundo com 33 pontos. Na Nacional 230 Pró, Everaldo Filho lidera com 61 pontos, vindo em segundo Kurt Rudolf Feichtenberger com 48. Na Nacional B, para pilotos novatos o líder é Miron Tavares com 56 pontos, contra 55 de Geraldo Ferreira Meireles, disputa bem apertada entre os dois. Nas 85cc, o líder é Kioman de Jesus com 57 pontos e João Vitor Caixeta com 45. Nas 65cc, para pilotos até 12 anos, o líder é Keven Willian Ikeda Ramos com 60 pontos e o segundo é Marcus Henrique Dias Lera com 58 pontos. E na 50cc, para pilotos entre 4 e 9 anos a disputa também é muito intensa entre o líder Keven Willian Ikeda Ramos e Marcelo Leodorico Fernandes Silva que têm exatamente os mesmos 59 pontos, ou seja, quem chegar na frente leva o titulo.

Diante desse quadro, qualquer posição é importante, não apenas pelo titulo, mas também pelas outras posições finais na tabela do campeonato, sendo uma das formas de incentivo aos pilotos o oferecimento aos cinco primeiros do Campeonato de 2012 nas categorias de Brasileiro – 50, 65, 85, MX2 e MXFL – a quitação da filiação 2013 apenas para aqueles que disputarem o Campeonato Brasileiro de Motocross de 2013.  Além dos pontos normais que vão do 1º ao 10º colocado em cada etapa, ou seja 15, 12, 10, 08, 06, 05, 04, 03, 02 e 01, estão em jogo também os melhores tempos dos treinos classificatórios onde a pole position vale 01 ponto, que pode ser a diferença entre conquistar ou não o titulo.

Publicidade