Publicidade

A fabricante austríaca KTM segue testando novos modelos na Europa. O flagra mais recente foi de uma 390 Adventure com rodas raiadas e aspirações mais off-road. Segundo rumores, pode ser uma nova 390 Adventure R, uma 390 Enduro, ou mesmo ambas as possibilidades!

KTM 390 Adventure R e 390 Enduro

Ainda em 2019, um relatório de investidores compartilhado pela empresa-mãe da KTM, a Pierer Mobility, revelou os planos para um modelo 390 Enduro. Com isso, há uma chance de que estamos vendo essa moto em testes.

KTM 390 Adventure R ou 390 Enduro?

No entanto, olhando mais de perto o protótipo flagrado, existe uma semelhança muito mais marcante com a 390 Adventure, modelo já existente (não disponível no Brasil). Isso se nota não apenas no uso do mesmo farol, mas também no próprio chassi.

Publicidade

Conjunto mais dedicado ao off-road

O modelo visto é apenas usado para um desenvolvimento inicial. Então não precisa dar muita atenção ao acabamento áspero ou a completa falta de carroceria. Mas fica claro que esta moto está usando um chassi diferente do que conhecemos na Adventure.

Modelo foi flagrado em testes recentemente

A estrutura – em treliça de aço tubular – tem um formato diferente na parte traseira. Até mesmo a parte principal parece ter diferentes pontos de montagem para o motor. Também parece haver mais ângulo de direção neste chassi, dotado de garfo USD montado mais à frente.

Outro ponto curioso é que a moto parece estar usando aros raiados, em tamanhos mais adequados ao off-road – de 21 polegadas na frente e 18 na traseira. A distância ao solo extra é visível também e pode significar um modelo que tem mais curso de suspensão.

Publicidade

Veja também:

Chassi diferente, maior distância entre solo e mais mobilidade no guidão, ao que parece…

Parece Enduro, mas deve ser Adventure R…

Avaliando mais o modelo flagrado, algumas sugestões indicam que a moto está mais para uma 390 Adventure R, que para uma 390 Enduro. A KTM costuma não brincar em serviço com suas motos dedicadas à poeira. Com isso, a localização baixa do escape entrega. É visto que a posição restringe a distância ao solo, algo que não é visto em nenhuma das Enduros da marca.

Modelo pode ser lançado somente ao final de 2023

Publicidade

Outra dica é o design do braço oscilante, semelhante ao visto em protótipos de teste da próxima geração da 390 Duke. Isso nos leva a acreditar que estamos diante da versão de última geração da 390 Adventure. Seria um modelo novo de uso misto, mas com foco voltado para a estrada.

É provável que a renovação da gama 390 comece com a nova Duke, em 2023. A julgar pela aparência bastante rústica e inicial do modelo de teste, e sendo a Adventure derivada da naked, um lançamento poderia surgir somente ao final de 2023.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]