Publicidade

Já ouviu falar no flat track? É uma corrida de motos popular nos Estados Unidos e que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil.

O que é Flat Track

A corrida americana tem mais de um século de existência e possui como marca o circuito oval que pode ter como palco superfícies de asfalto, concreto ou terra.

O circuito tomados pelas curvas faz parte do esporte. Dessa forma, é uma ótima oportunidade para os pilotos testarem suas habilidades nas pistas de maneira divertida.

flat track royal enfield

A Royal Enfield tem presença confirmada no flat track

Publicidade

O estilo vem ganhando cada vez mais terreno no Brasil e chama atenção pelas diferentes motos, em sua boa parte customizadas. Contudo, grandes marcas como Harley-Davidson, Royal Enfield e Indian aparecem frequentemente nas pistas ovais. 

O sucesso repentino do esporte pode ter se dado pelo fato das motos precisarem de preparo e ajustes além de ser vantajoso para as marcas tendo em vista que os pilotos testam a moto no circuito oval.

Flat Track: Categorias 

O circuito oval é a principal característica do esporte

Assim como em outras competições, as corridas flat track também contam com diferentes categorias. Dessa forma, na Single são aceitas as motos de um cilindro, dois tempos e quatro tempos.

Publicidade

Desta forma, participam motos de 250 cc nacional, 250 cc importada e 450 cc importada. Dentro dessa categoria principal os organizadores das competições a sub dividem a fim de tornar o flat track com a concorrência justa.

No entanto, na categoria Twin os modelos podem ser equipados com dois cilindros e ter de 550 cc a 1.250 cc. Assim como na Single, essa divisão de motos maiores geralmente recebe subcategorias e uma pista diferente para competir, como é o caso das competições do Flat Track Brasil. 

flat track em pista oval

Indian também preenche as pistas ovais e dão trabalho aos competidores rivais

Por fim, para se enquadrar em qualquer categoria flat track, o freio dianteiro da moto participante deve ser retirado. Essa é uma das características marcantes da modalidade de corridas realizada em pistas ovais.

Publicidade

Veja também: 

Competição 

Se você curte uma moto customizada, domina a pilotagem em pistas de baixa aderência e não tem medo de se arriscar nas curvas fechadas, o flat track é o seu esporte.

As provas da competição começam com os pilotos realizando treinos livres que tem o objetivo de fazer os últimos ajustes das motos à pista oval.

flat track brasil motos customizadas

Desde 20216 a corrida ganha eventos de grande porte no Brasil

Depois é feito um treino cronometrado para selecionar os competidores mais rápidos para enfrentar as baterias eliminatórias. 

Entretanto, tantas regras para inscrever a moto, realizar as voltas testes e o melhor tempo valem a pena. Para quem assiste, o flat track é um espetáculo de motos sincronizadas realizando curvas perfeitas e montando estratégias de ultrapassagens.

Se para quem assiste já é bacana, imagina acelerar na prova?! Não é à toa que o esporte está ganhando espaço no Brasil.

 

Flat Track no Brasil

O esporte recheado de curvas chegou de maneira expressiva ao Brasil em 2016 através da Lucky Friends Rodeo de Sorocaba, https://luckyfriends.com.br/. A competição foi se popularizando e inserida no BMS Motorcycle em 2018.

Dessa forma, o flat track se tornou oficial com a Liga Brasileira de Flat Track. O grupo é responsável pela regulamentação de equipes, pilotos, montadoras e eventos participantes. 

flat track brasil motos customizadas

Por fim, dia 28 de agosto a Liga Brasileira promove um grande evento do espore em Sorocaba

Porém, em 2020 alguns eventos precisaram ser cancelados devido a pandemia da Covid-19,  mas o Flat Track Brasil realizou o “On Track” com transmissão online e gratuita.

Mas não fique triste, a Liga Brasileira está programando um evento para o próximo dia 28 de agosto em Sorocaba (SP). Os interessados podem clicar aqui e se inscrever. 

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha