Para a Suzuki, a V-Strom 800 é uma big trail pronta para aventuras de qualquer nível, seja uma longa viagem em estradas asfaltadas ou off-road pesado. E, pelo visto, os caras estão levando o potencial da moto a sério… tanto que ela recebeu uma versão para competir em provas de rali! Conheça o projeto.
Big trail V-Strom 800 pronta para off-road extremo
Estamos falando da SR75 Rally Edition. Nada menos que uma V-Strom 800 DE modificada para encarar provas oficiais de rali e enduro, acelerando junto de modelos projetados especificamente para competições.
O projeto foi executado pela SR75 World Team Suzuki, equipe profissional da marca japonesa no Reino Unido. O grupo representa a Suzuki em provas de supercross, motocross e Beach racing em toda a Europa, bem como em alguns eventos em outras regiões, incluindo o AMA Supercross, nos Estados Unidos. Geralmente, usam motos da linha RM-Z.
O que mudaram na Suzuki V-Strom
O proprietário da SR75 afirma que imaginou o projeto da V-Strom 800 assim que o modelo foi lançado. Entretanto, não queria fazer ajustes drásticos. A ideia, era manter a big trail o mais perto possível da originalidade.
Assim, a Suzuki recebeu apenas ajustes básicos para o off-road severo. Na ciclística, ganhou pneus cravudos (Dunlop D209RR) montados nas rodas 21” e 18” da ENVY. Também, guidão (da RM-Z450, aliás) e riser de guidão. Além disso, um protetor de cárter reforçado para suportar o contato com obstáculos e pedras.
Já na mecânica, a única alteração para transformar a V-Strom 800 original numa moto de rali foi o escapamento. Desta forma, a big trail recebeu um componente em titânio, assinado pela FMF. Sequer as suspensões originais, ajustáveis e da Showa, tiveram mudanças.
Veja também:
- Viagem de moto: casal bate recorde mundial com V-Strom 1050
- Suzuki apresenta versão extrema de sua nova 800 cc
“Acredito que o pacote original é sólido o suficiente para correr em trilhas e até pistas. Além, claro, do uso nas ruas – como para tomar um café. Com pequenos ajustes, transformamos ela numa moto que pode se sair muito bem em um rali competitivo”, disse Geoff Walker, chefe da SR75.
V-Strom 800 no rali
Neste momento, a V-Strom 800 SR75 Rally Edition está pronta para acelerar nas pistas e confirmada para a temporada 2024. Porém, a equipe ainda não divulgou quando fará a etapa de estreia com a aventureira. No fim do mês passado ela esteve exposta no Adventure Bike Rider Festival, evento para a comunidade off-road realizado na Inglaterra.
Ficha técnica da nova V-Strom
A V-Strom 800 DE é movida pelo novo motor de dois cilindros paralelos a 270º da Suzuki. Com 776 cm³, ele entrega 84 cv e 7,9 kgf.m de potência e torque máximos, a 8.500 rpm e 6.800 rpm. O câmbio é de 6 velocidades, com embreagem assistida e deslizante.
Na ciclística, destaque às suspensões de longo curso, com 220 mm tanto na frente quanto atrás. Na dianteira, há garfos invertidos e ajustáveis da Showa, enquanto atrás há monoamortecimento e ajustes de compressão e retorno. Os freios têm discos duplos de 310 mm na frente e simples de 260 mm atrás, com pinças da Nissin. Assim, há respeitáveis 223 mm de vão livre do solo. A moto pesa 230 kg, já abastecida. No tanque, há capacidade para 20 litros.
E o preço? No Brasil, a V-Strom 800 é um dos mais recentes lançamentos da Suzuki. Está disponível na versão DE, com três opções de cores, com preço sugerido de R$ 67.500.