Econômico, leve e fácil de pilotar, um scooter elétrico pode ser uma ótima opção de mobilidade urbana. E, pelo visto, também de negócio.

Inspirada por pequenos comerciantes, uma empresa da Ásia adaptou um de seus scooter para se tornar um verdadeiro food truck de duas rodas. Mais que apenas entregar comida, o scooter está pronto para atuar como uma ‘cozinha auxiliar móvel’!

scooter elétrico para entregas

Mais que um ‘scooter elétrico para delivery’ este modelo é quase um food truck sobre duas rodas!

 

Scooter elétrico ‘food truck’

A criadora do projeto é a Eclimo, fabricante de e-bikes da Malásia. Segundo a empresa, a ideia era criar compartimentos para acomodar um bagageiro especial para transportar grandes quantidades de alimentos. Além disso, o espaço está equipado com tomadas para conectar aparelhos úteis na cozinha, como churrasqueira, forno elétrico e fogão. O modelo escolhido para receber o projeto foi o scooter elétrico ES – 11.

scooter elétrico food truck

Scooter tem um imenso bagageiro na traseira, com compartimento térmico e tomadas. Também conta com pequenas malas laterais e outras conveniências

Assim, a ideia é que o scooter funcione como uma cozinha móvel para quem trabalha comercializando comida de rua. Dessa forma, a bateria tem a função de oferecer energia para o veículo e também aos equipamentos culinários.

Isso exigiu algumas adaptações. Por isso, o ES – 11 vem com um sistema de monitoramento de bateria personalizado, o BMS, que além de gerir os níveis de energia emite alertas para que o motorista fique ciente do quanto de carga disponível ele ainda tem para manter a cozinha funcionando, mesmo com o scooter desligado.

Scooter potente

O ES 11 é um projeto interessante por si só. Apesar de pequeno, ele tem um motor surpreedente, de 6 kW (8 cv) de potência máxima. Para comparação, o Voltz EV1 tem ‘apenas’ 3 kW (4 cv).

scooter elétrico branco

O pequeno e simpático scooter ES 11 serviu de base para a criação da versão ‘food truck’

Além disso, o scooter atinge 100 km/h de velocidade máxima e pode carregar 212 kg, já considerando o piloto. A bateria de lítio, de 3,078 kW/h, pode ser recarregada em uma tomada convencional e promete autonomia de 100 km.

“Como malaios, a comida é nossa paixão e vimos a oportunidade de desenvolver um veículo elétrico para criar oportunidades para a comunidade iniciar um pequeno negócio por meio desse modelo de micromobilidade”, disse o diretor executivo da Eclimo, Datuk Dennis Chuah.

A Eclimo já desenvolveu outros projetos de scooter elétricos voltados ao uso profissional. Este modelo, por exemplo, surgiu em 2020

Quanto custa o scooter elétrico para delivery

O scooter elétrico ES tem preço sugerido de 10.501 Ringgit malaios, cerca de R$ 12,6 mil em conversão direta. Entretanto, sua versão Delivery já tem PPS de 14.500 RM (R$ 17 mil), mas ainda está em testes.

Mas a Eclimo encontrou uma opção criativa para colocar o produto à disposição do mercado antes de produzi-lo em larga escala: locação. Há 25 unidades disponíveis para aluguel e os interessados podem usá-los um dia inteiro pagando 30 Ringgit (R$ 34)

preço scooter elétrico no exterior

Na Malásia, o ES 11 tem preço próximo dos 10 mil RM (R$ 12 mil) e está disponível em várias cores

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História da Eclimo

A fabricante surgiu em 2008 com a missão de levar à Malásia os veículos elétricos que futuramente seriam popularizados, como vemos acontecendo nos dias atuais. A empresa é 100% malaia e trabalha com os modelos  ES – 11 e EB25. Além da motos elétricas, a empresa desenvolve também tecnologia para baterias de íon lítio recarregáveis.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.