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Ford Explorer com cintos infláveis

O próximo Ford Explorer, ano-modelo2011, virá opcionalmente com cintos de segurança infláveis, que a empresa mostrou, ainda como conceito, no salão de Detroit de 2001. Seu desenvolvimento para produção incluiu vários fornecedores, o finalista do trabalho sendo a Key Safety Systems.

O cinto inflável virá inicialmente apenas nos bancos externos da segunda fila do Explorer, que são mais utilizados do que o banco do meio. Mais tarde virá em outros bancos, em outros veículos, sempre, claro, a custo extra. O cinto infla com gás comprimido frio durante colisões entre 13 e 20 km/h – e, uma vez usado, terá de ser substituído a um custo ainda não definido.

O cinto inflável é visto como especialmente bom para crianças e pessoas de terceira idade, que em geral ocupam os bancos da fila do meio ou de trás. No caso de uma colisão, infla após o pretensionador e antes do airbag dianteiro. Fica cheio durante seis segundos, ótimo em caso em mais de uma colisão ou tombamento, após o que desinfla através de poros no airbag. Funcionando após detecção de colisões a velocidades bastante baixas, ele infla bem antes do air bag dianteiro – e em muitos casos sem que este também infle.

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Depois de seu lançamento no Explorer, a Ford deverá colocá-lo na totalidade de seus produtos.


José Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de veículos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania. É editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de redação da revista Carga & Transporte.