Enquanto fala-se cada vez mais em segurança para motociclistas, é inaceitável que um recurso mecânico abolido definitivamente nas rodas dianteiras dos veículos de quatro rodas na década de 1980 ainda continue sendo largamente utilizado nos veículos de duas rodas de hoje, tornando-se fator contribuinte para um sem número de acidentes com mortes e lesões sérias em motociclistas, que não conseguem frear suas motos à tempo de evitar colisões e atropelamentos (não existem estatísticas oficiais a respeito). Trata-se do freio a tambor, ainda em uso no Brasil em motocicletas de pequena cilindrada.
Daí alguém vai argumentar que o culpado é o próprio cliente, que compra motos com estas características, mas esquece-se que nem todo mundo tem essa consciência de segurança, que frotistas de motos não estão preocupados com o bem-estar de seus funcionários, e também que uma grande parcela dos consumidores desse produto são motofretistas, que em sua maioria colocam a grana curta atropelando a segurança.
E também que as montadoras têm o papel de formadoras de consumidores, ou seja, mesmo que o cliente esteja disposto a comprar, a ausência desse produto inseguro no mercado fará com que ele, o consumidor, compre uma moto mais segura.
Felizmente essa prática está com os dias contados. Daqui a pouco menos de dois anos e meio (início de 2019) todas as motocicletas fabricadas, montadas ou importadas no Brasil terão obrigatoriamente que ter sistema ABS, pelo menos na roda dianteira, e para ter ABS tem que ter freio a disco. Mas por que esperar a obrigatoriedade da lei? Por que não mudar as linhas de montagem agora para salvar vidas, mandando o sistema de freios a lona para os museus, onde é o seu verdadeiro lugar? Até em bicicletas, que têm menor velocidade e peso o freio à disco está sendo largamente utilizado.
É evidente que todo fabricante visa primordialmente o lucro, mas deve também ter consciência e algum tipo de co-responsabilidade com o bem estar de seus clientes, que compram seus produtos buscando conforto, segurança e comodidade.
Motos com freio a tambor na roda dianteira
HONDA: Pop 110i, Biz 110i, CG 125i Fan, e CG 160 Start
YAMAHA: Crypton, Factor 150E e Crosser 150E
SUZUKI: GS 120
DAFRA: Super 100, Super 50 e Zig 50
TRAXX: Star 50 e Moby 50
KAWASAKI: nenhuma
Triumph: nenhuma
Harley-Davidson: nenhuma
BMW: nenhuma
Indian: nenhuma