Publicidade

O 2005 Fuels & Lubricants Meeting and Exhibtion acontece de 11 a 13 de maio, no Centro de Conven‡äes Mario Henrique Simonsen, e faz parte do centen rio da SAE International.

SÆo Paulo, 28 de janeiro de 2005 – Com 178 trabalhos t‚cnicos em an lise, encaminhados por especialistas de mais de 20 pa¡ses, o 2005 Fuels & Lubricants Meeting and Exhibition, que acontece de 11 a 13 de maio no Centro de Conven‡äes Mario Henrique Simonsen, no Rio de Janeiro, bateu recorde de ‘papers’ submetidos para avalia‡Æo em toda a hist¢ria do evento, realizado anualmente em pa¡ses que contam com representatividade da SAE International. Cerca de 400 pessoas sÆo esperadas para o encontro, entre profissionais de ind£strias, universidades, centros de pesquisa e ¢rgÆos governamentais.

Para Mila Avelino, chair-person do Comitˆ Organizador do Fuels & Lubricants, as discussäes sobre emissäes serÆo um dos destaques do congresso. “As mudan‡as na legisla‡Æo envolvem toda a cadeia produtiva, das refinarias at‚ os fabricantes de escapamentos, motores e lubrificantes”, afirma Mila, que espera grande intera‡Æo entre especialistas brasileiros e estrangeiros. “Do total de trabalhos inscritos, cerca de 30% sÆo de autores nacionais. Isso representa uma boa participa‡Æo dos especialistas brasileiros, mas significa que teremos um grande intercƒmbio com pesquisadores e tomadores de decisäes estrangeiros, muitos de empresas l¡deres de mercado”, diz.

Os trˆs dias de Fuels & Lubricants serÆo compostos por conferˆncias tem ticas, apresenta‡äes de trabalhos t‚cnicos e debates, que acontecerÆo simultaneamente em cinco salas, com discussÆo sobre CombustÆo, Emissäes, Lubrificantes, Combust¡veis e Tecnologia de Combust¡veis Alternativos, al‚m de uma exposi‡Æo tecnol¢gica permanente com as principais empresas do setor.

Publicidade

O Fuels & Lubricants ‚ uma iniciativa da SAE International, que em 2005 comemora seu centen rio de funda‡Æo, e organizada pela SAE BRASIL – Se‡Æo Rio de Janeiro, em conjunto com o IBP (Instituto Brasileiro de Petr¢leo e G s).

O engenheiro G bor J nos De k, presidente da SAE BRASIL, ressalta a importƒncia de o Pa¡s sediar o Fuels & Lubricants. “A realiza‡Æo de um evento como esse no Rio de Janeiro demonstra que a engenharia brasileira est  em evidˆncia no mundo, e isso s¢ acontece quando se tem tecnologia para mostrar”, afirma G bor De k, que comenta tamb‚m o fato de o Brasil sediar o evento no ano de comemora‡Æo do centen rio da SAE. “Como o Fuels & Lubricants tem car ter itinerante, a SAE International poderia escolher qualquer lugar do mundo para realizar o evento, mas preferiu fazer no Brasil e isso ‚ extremamente gratificante para n¢s”, completa.