O Brasil já é o maior mercado da Royal Enfield fora da Índia e a marca vive um bom momento por aqui. Afinal, nos oito primeiros meses de 2024 ela vendeu 45% mais motos que no mesmo período do ano passado. Mas qual a estratégia por trás deste crescimento? Conversamos com executivos da empresa para entender.
Royal Enfield quer bater recorde no país
Recentemente, participamos de um encontro organizado pela companhia em São Paulo, a fim de falar sobre planejamento, números e novidades com a imprensa. Inclusive, foi nele que a indiana divulgou a abertura de 10 novas concessionárias ainda em 2024 (veja as cidades). Entretanto, a expansão da rede é apenas uma das ações que integram a estratégia de crescimento.
O objetivo da Royal Enfield é figurar entre as 5 maiores marcas do país em volume de vendas, emplacando cerca de 40% mais motos que em 2023. Os executivos preferiram não cravar um número, mas considerando que foram 12.436 unidades (Fenabrave) no último calendário, podemos estimar algo próximo das 17 mil motos.
A Royal parece estar no caminho para cumprir a missão. Neste momento, ocupa a sexta posição do ranking (um degrau acima do sétimo posto onde fechou 2023) e já emplacou 10.791 unidades. Ou seja, 45,4% a mais que no mesmo período do calendário anterior.
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Estratégia de crescimento
Curiosamente, o aumento se deu antes mesmo da inauguração das novas lojas. Para Gabriel Patini, Head de Negócios para o Brasil e América Latina da Royal, a diferença registrada de 2023 para 2024 foi “reflexo de um posicionamento mais agressivo“.
Assim, a marca implementou várias ações que contribuíram para o resultado. Entre elas, a adoção da política de frete incluso, onde o preço público sugerido pela fabricante fica mais próximo do que será encontrado pelos clientes nas lojas.
Ainda, houve os lançamentos, como a Super Meteor 650. Aqui, um diferencial foi o preço agressivo, algo que pode ser esperado também para os modelos que virão em breve. Além disso, houve a consolidação de outros produtos da marca, como a Hunter 350, que chegou à marca de 3.000 unidades emplacadas.
Aos poucos, novas ações devem reforçar ainda mais esta estratégia. Além da já citada expansão da rede de concessionárias, a marca divulgou sua adesão ao Programa de Garantia Sem Fronteiras, através do qual as motos compradas no Brasil pode receber os serviços também em outros países. Outra novidade é o Rides, programa de experiências que realizará passeios curtos em diferentes pontos do país.