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O Brasil já é o maior mercado da Royal Enfield fora da Índia e a marca vive um bom momento por aqui. Afinal, nos oito primeiros meses de 2024 ela vendeu 45% mais motos que no mesmo período do ano passado. Mas qual a estratégia por trás deste crescimento? Conversamos com executivos da empresa para entender.

 

Royal Enfield quer bater recorde no país

Recentemente, participamos de um encontro organizado pela companhia em São Paulo, a fim de falar sobre planejamento, números e novidades com a imprensa. Inclusive, foi nele que a indiana divulgou a abertura de 10 novas concessionárias ainda em 2024 (veja as cidades). Entretanto, a expansão da rede é apenas uma das ações que integram a estratégia de crescimento.

concessionária de royal enfield

Royal Enfield cresceu mais de 45% em 2024 e quer seguir acelerando. Seu objetivo é chegar ao top5 entre as maiores marcas do país

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O objetivo da Royal Enfield é figurar entre as 5 maiores marcas do país em volume de vendas, emplacando cerca de 40% mais motos que em 2023. Os executivos preferiram não cravar um número, mas considerando que foram 12.436 unidades (Fenabrave) no último calendário, podemos estimar algo próximo das 17 mil motos.

A Royal parece estar no caminho para cumprir a missão. Neste momento, ocupa a sexta posição do ranking (um degrau acima do sétimo posto onde fechou 2023) e já emplacou 10.791 unidades. Ou seja, 45,4% a mais que no mesmo período do calendário anterior.

concessionária da Royal enfield por dentro, com a interceptor 650 exposta

Estratégia de crescimento incluiu a expansão da rede, mas também posicionamento agressivo nos preços, adoção de frete incluso, adesão a novos programas de relacionamento e mais

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Estratégia de crescimento

Curiosamente, o aumento se deu antes mesmo da inauguração das novas lojas. Para Gabriel Patini, Head de Negócios para o Brasil e América Latina da Royal, a diferença registrada de 2023 para 2024 foi “reflexo de um posicionamento mais agressivo“.

Para o head Gabriel Patini, posicionamento agressivo foi ponto chave para o crescimento da marca no país

Assim, a marca implementou várias ações que contribuíram para o resultado. Entre elas, a adoção da política de frete incluso, onde o preço público sugerido pela fabricante fica mais próximo do que será encontrado pelos clientes nas lojas.

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Ainda, houve os lançamentos, como a Super Meteor 650. Aqui, um diferencial foi o preço agressivo, algo que pode ser esperado também para os modelos que virão em breve. Além disso, houve a consolidação de outros produtos da marca, como a Hunter 350, que chegou à marca de 3.000 unidades emplacadas.

Aos poucos, novas ações devem reforçar ainda mais esta estratégia. Além da já citada expansão da rede de concessionárias, a marca divulgou sua adesão ao Programa de Garantia Sem Fronteiras, através do qual as motos compradas no Brasil pode receber os serviços também em outros países. Outra novidade é o Rides, programa de experiências que realizará passeios curtos em diferentes pontos do país.

 

 

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.moto>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza