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Se você tem uma 125 ou 150 street que tem suspensão dianteira mole demais, ou ainda uma trail 125 ou até 300 que use garfo tipo Ceriani, e quer melhorar a suspensão dianteira para uma tocada mais equilibrada, saiba que é fácil consertar isso.

As bengalas italianas Ceriani fizeram tanto sucesso que virou padrão da indústria por vários anos e o sistema dela ainda hoje é usado nas motos mais populares

As bengalas italianas Ceriani fizeram tanto sucesso que virou padrão da indústria por vários anos e o sistema dela ainda hoje é usado nas motos mais populares

Para saber se sua moto tem a dianteira deficiente, necessitando desse procedimento, saiba aqui como verificar o sag da sua moto. Se ela atuar na frente de forma desequilibrada, diferente da traseira, um ajuste será necessário.

Defina também o tipo e viscosidade do óleo que você vai usar. Quase sempre esse tipo de suspensão não tem ajuste no sistema hidráulico, portanto a única opção para mudar a ação do amortecimento é na viscosidade do óleo. O mais recomendado para garfos dianteiros de motos tipo Ceriani é o ATF (Fluido para transmissões automáticas). Há também lubrificantes especiais para sistemas hidráulicos de máquinas com variados graus de viscosidade. Use um grau a mais se necessitar de uma suspensão mais dura, mas não ultrapasse o grau 20.

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Muitas montadoras não ajustam a calibração da suspensão de suas motos. Elas vem com “set up” para as ruas do exterior e por aqui sofrem por mergulhar demais nas frenagens e por repicar nas irregularidades do péssimo asfalto brasileiro. Um pouco de destreza mecânica e ferramentas adequadas é tudo que você precisa para corrigir isso.

Figura 2

Figura 2

Figura 1

Normalmente, geral a quantidade de óleo no garfo é mínima, apenas o suficiente para não entrar ar pelas válvulas. Isso deixa a suspensão sujeita exclusivamente à força de retorno da mola. Essa força pode diminuir com o tempo, e mais ainda: não é dura o suficiente para o uso no Brasil. Há quem coloque calços (use pequenos tubos de PVC marrom) nas molas mas o aumento da pré carga nas bengalas, raramente resolvem o problema, pois costumam reduzir demais o sag. Entretanto, você pode transformar a suspensão da sua moto em um sistema hidropneumático. Desde que ela não tenha cartucho interno. Ou melhor, que use o sistema de flauta (um tubo com pequenos furos por onde passa o óleo do amortecedor) estilo Ceriani.

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Figura 3

Figura 3

Figura 4

Figura 4

Procedendo ao que indicam as ilustrações você terá uma moto mais equilibrada, mais preparada para transpor os obstáculos das vias com mais conforto e segurança.

Coloque a moto sobre um cavalete ou similar, para que a roda dianteira fique fora do chão, em segurança.

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Figura 5

Figura 5

Depois verifique se será necessário retirar o para lama dianteiro, pinça ou sistema de freio para retirar a roda.Se necessário (motos street) faça isso (confira o método correto no manual da sua moto).

Retire a roda e em seguida solte os grampos das mesas de cada bengala.

Coloque uma chave de fenda no vão da presilha da mesa inferior para abrir o grampo e deslize com cuidado a bengala. Siga o mesmo procedimento para a outra.

Com as duas bengalas retiradas siga o procedimento indicado nas figuras.

Para verificar qual o nível do óleo que você vai deixar, você vai ter que medir o curso da bengala. Para isso marque um ponto visual (não risque) no tubo quando ele estiver todo comprimido e meça a distância desse ponto ao outro correspondente quando em extensão máxima. Anote essa medida.

Tabela do nível do óleo

Tabela do nível do óleo

Veja na tabela abaixo qual o nível de óleo mais aproximado da sua medida e preencha os dois tubos com o óleo necessário até atingir esse nível. Não ultrapasse esse nível pois você corre o risco de causar calço hidráulico e danificar sua suspensão ou ainda causar um acidente.

Ao fechar a tampa dos tubos, teste o funcionamento e monte de volta as bengalas na moto.

Faça um teste em um trecho acidentado onde verificava o problema que tinha a sua frente e verifique a melhora. Se estiver progressiva demais, você pode verificar pode ter um sag muito reduzido, então abaixe o nível alguns milímetros para um ajuste perfeito (use uma seringa).

Esse método de ajuste de suspensão dianteira presume que o sistema esteja em boas condições. Retentores, buchas, superfície do cromo dos tubos, tudo deve estar em boas condições para não haver problema de vazamento, pois a pressão interna agora é bem mais alta e qualquer defeito pode-se agravar.