Publicidade

O consumidor ainda vai pagar caro pela gasolina antes de viajar para o feriadÆo do Dia do Trabalhador.

De acordo com estimativas de distribuidoras e revendedores de combust¡veis, a redu‡Æo de pre‡os que entra em vigor nesta quarta-feira nas refinarias da Petrobras s¢ chegar  integralmente …s bombas no fim de semana. “Hoje ainda recebemos produtos com pre‡os antigos e temos algum estoque nestas condi‡äes. S¢ no s bado deveremos sair com uma nova tabela”, disse o diretor-superintendente da Ale Combust¡veis, Cl udio Zattar. Segundo ele, o repasse integral pelos postos da rede Ale s¢ ser  feito na segunda-feira e a redu‡Æo no pre‡o da gasolina ficar  em torno de 3,5%.

O diretor de abastecimento da Esso, Leonardo Gadotti Filho, concorda que a gasolina nÆo baixar  antes do feriado. Ele avalia que o repasse aos postos ser  mais r pido que em outras ocasiäes em que os pre‡os foram reduzidos. “O an£ncio foi feito com antecedˆncia e os postos reduziram seus estoques. Por isso, a substitui‡Æo ser  mais r pida”.
O presidente da Federa‡Æo Nacional do Com‚rcio Varejista de Combust¡veis e Lubrificantes (Fecombust¡veis), Gil Siuffo, acredita que em mercados mais competitivos j  ser  poss¡vel perceber alguma altera‡Æo nos pre‡os na quarta-feira. “Por causa da concorrˆncia, em alguns mercados o repasse ser  imediato”. Mas ele diz que nÆo ‚ poss¡vel estimar quando a redu‡Æo chegar  a todos os postos.

Em alguns Estados, como o Rio de Janeiro por exemplo, um maior repasse …s bombas depender  ainda de revisÆo na base de cobran‡a do ICMS. Isso ocorre porque 19 Estados cobram o imposto sobre um pre‡o presumido de venda nos postos, definido de acordo com a pol¡tica de pre‡os da Petrobras. Quando a estatal altera a tabela, os governos estaduais aumentam ou reduzem o pre‡o presumido na mesma propor‡Æo.

Publicidade