Publicidade
Foto: Solução sem igual abre novos horizontes em mobilidade pessoal

Foto: Solução sem igual abre novos horizontes em mobilidade pessoal

A GM e a Segway desenvolvem um protótipo de dois bancos e apenas duas rodas, acionado eletricamente, denominado “Projeto P U M A” (Mobilidade e Acessibilidade Pessoal Urbana – traduzido para o português).

O projeto permitirá que as pessoas se desloquem nas cidades de uma maneira mais rápida, segura, silenciosa e limpa – a um custo bem mais baixo. O veículo ainda reúne forma, diversão, rede de relacionamento e design criativo.

– O Projeto P.U.M.A. – representa uma solução excepcional para o deslocamento e interação nas cidades, onde vive mais da metade da população mundial”, declarou Larry Burns, vice-presidente de Pesquisa, Desenvolvimento e Planejamento Estratégico da GM. – Imagine veículos elétricos pequenos e rápidos que detectam onde os demais objetos móveis se encontram e evitam ir ao encontro deles, evitando colisões. Agora, conecte aqueles veículos a uma rede do tipo Internet e você poderá melhorar incrivelmente a capacidade das pessoas no deslocamento dentro das cidades, encontrar lugares para estacionar e conectar suas redes de relacionamento e negócios -.

Publicidade

General Motors e Segway juntam forças para reinventar o transporte urbanoAs tendências indicam que a urbanização está crescendo e, com isto, vêm crescendo os engarrafamentos e a concorrência para estacionar. As cidades ao redor do mundo vêm procurando ativamente soluções para aliviar os congestionamentos e a poluição. O -Projeto P.U.M.A. – vai ao encontro na solução destes problemas.

Moderna tecnologia
O projeto combina diversas tecnologias apresentadas pela GM e pela Segway, incluindo tração elétrica e baterias, estabilização dinâmica (equilíbrio sobre duas rodas, graças a um sistema de giroscópios); direção, frenagem e aceleração totalmente eletrônicas; comunicação entre veículos, além de estacionamento e condução de forma autônoma.

Estas tecnologias são integradas ao -Projeto P.U.M.A.- de modo a aumentar a liberdade de deslocamento, ao mesmo tempo em que possibilitam eficiência em energia, emissões zero, segurança aperfeiçoada, conectividade perfeita e redução dos congestionamentos nas cidades.

Os veículos do -Projeto P.U.M.A.- permitirão ainda que os designers criem novas tendências de formas para veículos, com o foco na paixão e na emoção que as pessoas expressam por intermédio de seus veículos, enquanto criam soluções que antecipem as necessidades futuras dos consumidores urbanos.

Publicidade

Conceito funcional
O protótipo do -Projeto P.U.M.A.- integra uma bateria de íons de lítio, gerenciamento de energia digital inteligente, equilíbrio sobre duas rodas, motores elétricos duplos das rodas e uma interface de usuário redutível que permite a conectividade externa. O resultado é um conceito funcional e avançado que demonstra a capacidade da tecnologia hoje existente.

Construído para transportar dois passageiros, ele pode rodar a velocidades de até 56 km/h, com uma autonomia de até 56 km entre as recargas.

Desde a introdução do Transportador Pessoal Segway, a Segway tornou-se a líder em veículos elétricos de pequeno porte. Sua abordagem aos desafios representados pelos engarrafamentos e meio-ambiente é compensada com uma forte compreensão das necessidades funcionais dos seus clientes, possibilitando a eles fazer mais com menos.

A GM foi líder em tecnologias de -carros conectados- desde que introduziu o OnStar, em 1996. Hoje, este pacote de comunicações on-board conecta seis milhões de assinantes da América do Norte aos serviços de proteção e segurança. A GM também foi pioneira em sistemas de comunicação entre veículos (V2V) e a tecnologia de Transponder.

Publicidade

Estas e outras tecnologias adicionais de carros conectados poderiam, no final das contas, possibilitar a criação de veículos que não colidam e que sejam conduzidos pelos próprios meios.

-Imagine locomover-se perto das cidades em um veículo estilizado ao seu gosto, que seja agradável de dirigir e de andar, que o leve com segurança onde quer que você vá, e -conecte- você aos seus amigos e à sua família, enquanto utiliza energia renovável e limpa, produzindo zero emissões pelo tubo de escapamento do veículo, e sem o stress dos engarrafamentos de trânsito”, declarou Burns. “E imagine fazer isto com um quarto a um terço do valor que você desembolsaria para possuir e dirigir um automóvel nos dias atuais. Isto é o que o Projeto P.U.M.A. é capaz de fazer.-