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As primeiras Honda Gold Wing 2019 já estão disponíveis para quem estiver disposto a investir R$136.550,00. Apresentada no Salão Duas Rodas de 2017, essa é uma das motos preferidas pelos entusiastas do mototurismo que não abrem mão do extremo conforto, desempenho e segurança. A nova moto chega para o mercado brasileiro em quantidade pequena, obviamente – a Honda fala em vender 60 unidades em 2019, número bem menor que suas principais concorrentes, as Harley-Davidson Street Glide, Ultra Limited e Road Glide vendem anualmente. Mas a nova Honda Gold Wing está aí em duas versões: Gold Wing, por R$ 136.550, e R$ 156.550 na versão Tour.

Versão Gold Wing, sem o cockpit do garupa e o "Top-Box"

Versão Gold Wing, sem o cockpit do garupa e o “Top-Box”

Considerada objeto de desejo desde seu lançamento em 1975 (veja aqui o vídeo sobre essa história), a Honda GL 1800 Gold Wing é uma moto projetada para cruzar grandes distâncias e atravessou os últimos 43 anos incorporando o que surgiu de mais moderno em termos de tecnologia voltada para as motocicletas. Nesta nova geração, a Gold Wing passou por uma profunda remodelação, mas manteve a personalidade do modelo.

Gold Wing: a magia do 6 cilindros com câmbio DCT

A nova Gold Wing perdeu 48 kg no total e seu motor preserva a clássica arquitetura boxer de 6 cilindros, agora com cabeçotes Unicam de quatro válvulas. Esse motor ganhou um melhor sistema de gestão eletrônica e traz quatro diferentes modos de pilotagem: TOUR, SPORT, ECON e RAIN. Acelerador eletrônico, controle de tração, assistente de partida em subidas e sistema Start&Stop são outros aperfeiçoamentos introduzidos ao modelo na versão 2019.

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O motor de 1833 cm³ (aumento um cm³) de capacidade cúbica ganhou 8 cv de potência (126 cv contra 118 cv) e um pouco mais de torque (17,34 kgf.m ante 17,0 kgf.m) e também colaborou para o “emagrecimento” da moto com 6,2 kg a menos e 33,5 mm mais curto que o motor da Gold Wing anterior. Faz par com esse motor o moderno câmbio de dupla embreagem DCT (Dual Clutch Transmission) com sete marchas e o piloto tem a opção de utilizá-lo no modo plenamente automático ou selecionar a marcha desejada através de comandos no punho esquerdo do guidão. O câmbio DCT que equipa a nova Gold Wing oferece ainda a inédita modalidade ‘Walking Mode’, que movimenta a motocicleta em velocidade limitada (1,8 km/h à frente e 1,2 km/h em marcha a ré) que auxilia nas manobras de estacionamento.

O chassi e as suspensões da Honda GL 1800 Gold Wing 2019 tornou-se uma das bandeiras tecnológicas da Honda, segundo Yutaka Nakanishi, líder do projeto Gold Wing. O novo chassi com dupla trave de alumínio fundido sob pressão ficou 2 kg mais leve e tornou a posição de pilotagem e o posicionamento do motor na estrutura mais avançada. Associada à introdução da suspensão dianteira por duplo braço oscilante, a moto ganhou estabilidade em todas as condições, inclusive em velocidade mais baixas nos trechos urbanos.

Colaboram também para a melhora no comportamento ciclístico da Gold Wing a nova geometria, na qual se destaca a coluna de direção avançada e o menor atrito, que foi reduzido em cerca de 30% na suspensão por duplo braço oscilante em comparação ao sistema telescópico tradicional. Na nova suspensão dianteira da Gold Wing, a função amortizante do sistema está separada do sistema de direção, o que resulta em 40% a mais de agilidade na ação do guidão.

A suspensão traseira também é nova e traz balança de suspensão do tipo monobraço Pro-Arm conectada ao sistema Pro-Link. Segundo a Honda, essa solução favoreceu aspectos de manutenção e design, além de contribuir para a ação mais progressiva da suspensão traseira, dando maior estabilidade e conforto. Tanto a suspensão dianteira quanto a traseira dispõem de regulagem eletrônica automática, que obedece ao modo de pilotagem escolhido. Mas é possível intervir na regulagem da pré-carga da mola do amortecedor por meio de um comando elétrico. São quatro as opções de ajuste: só piloto, piloto+bagagem, piloto+passageiro e piloto+passageiro+bagagem.

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Os freio da Gold Wing 2019 traz o sistema D-CBS (Dual Combined Braking System) com ABS de última geração, que distribui a potência frenante nas duas rodas também de acordo com o modo de pilotagem escolhido. O freio dianteiro tem cálipers de seis pistões que atuam em dois discos de 320 mm, e na traseira o cáliper é de três pistões e o disco de 316 mm. O pneu dianteiro é 130/70 R18, enquanto, atrás o pneu é um 200/55 R16. E já que falamos de segurança, vale lembrar que a Honda GL 1800 Gold Wing 2019 continua sendo a única motocicleta da atual produção mundial dotada de Airbag de série.

Gold Wing: um salto para a modernidade

Numa moto superlativa como a Gold Wing, falar de design e desempenho é, para usar um chavão, “chover no molhado”. Tudo que ela traz foi pensado para o melhor desempenho, o máximo conforto e segurança e, por que não, alguma esportividade. Os projetistas quando pensaram esta nova Honda Gold Wing definiram a frase “Formas sofisticadas, linhas tensas” como guia para o novo projeto. Assim, a moto tem uma silhueta que mostra equilíbrio entre a qualidade dos materiais empregados e o acabamento.

Dona de um estilo inconfundível a Gold Wing agora encurtou o espeço entre o piloto e o para-brisa regulável em altura e inclinação. Essa mudança diminuiu o coeficiente aerodinâmico e melhorou muito o conforto a piloto e passageiro. Os assentos continuam individuais para piloto e passageiro com ergonomia perfeita e tomam parte definitiva neste design o “top box” e as protetoras malas laterais, com capacidade total de carga de 110 litros.

No novo cockpit se destaca o painel com tela TFT colorida de 7 polegadas, que oferece uma completa gama de informações sobre a motocicleta, sistema de áudio, navegação e do controle de tração HSTC (Honda Selectable Torque Control), regulagem de suspensão e Cruise Control. A Gold Wing 2019 é compatível com o Apple CarPlay e a conectividade é facilitada pela porta USB e Bluetooth. Confira a lista dos principais itens desta verdadeira super-touring renovada:

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  • Sistema de gestão e controle do aquecimento e dos fluxos de ar
  • Para-brisa regulável eletricamente variando inclinação e altura
  • Cruise Control de ação gradativa com sistema TBW (Throttle By Wire)
  • Display TFT de 7″ com informações completas de áudio e navegação
  • Conectividade Apple CarPlay, Bluetooth e USB
  • Full-LED e indicadores de direção com desarme automático
  • Smart Key com comando para abertura de malas laterais e top box
  • Novo chassi dupla trave de alumínio
  • Suspensão dianteira por duplo braço oscilante
  • Suspensão traseira com nova balança monobraço Pro-Arm
  • Regulagem eletrônica das suspensões com base no Riding Mode
  • Pré-carga da mola/amortecedor traseiro regulável eletricamente
  • Freios combinados D-CBS (Dual Combined Braking System) com ABS
  • Novo motor boxer 6 cilindros de 1.833 cc, cabeçotes de 4 válvulas
  • Acelerador eletrônico TBW (Throttle By Wire) e 4 Riding Modes
  • Controle de tração HSTC
  • Start&Stop com sistema ISG (Integrated Starter Generator)
  • Sistema HSA (Hill Start Assist) para saídas em subida
  • Novo câmbio DCT (Dual Clutch Transmission) com 7 marchas
  • Função ‘Walking Mode’ para manobras de estacionamento
  • Integração total entre os 4 Riding Mode e o câmbio DCT

A Honda Gold Wing está disponível nas cores cinza fosco para a versão GL 1800 Gold Wing e vermelha para a versão GL 1800 Gold Wing Tour. Esta última se difere oferecendo a transmissão DCT de 7 velocidades – ante a de 6 marchas convencionais na versão Gold Wing – airbag, suspensão traseira com ajustes eletrônicos pré-definidos em quatro posições (somente piloto, piloto e bagagem, piloto e passageiro, piloto, passageiro e garupa), altura do para-brisa e top box adicional. Os modelos têm garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem e Honda Assistence em 5 países da América do Sul.

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Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.