Publicidade

Sem sombra de dúvidas a internet simplificou muito a compra ou venda direta de moto. Mas infelizmente, o meio também é um campo fértil para a prática de golpe.

Assim como temos a velocidade para pesquisar modelos, marcas e preços, vemos também ofertas tendenciosas. Nesse quesito, o mercado das duas rodas é um dos que mais sofrem com a ação de maus intencionados.

Sair rodando com a moto nova é um sonho, mas cuidado para que a ansiedade por esta sensação não acabe lhe fazendo cair em um golpe

 

Publicidade

Por isso, vamos conferir as práticas mais comuns e rotineiras utilizadas por golpistas. Fique atento e confira quando a negociação começa a desgarrar para uma das situações listadas abaixo:

Top 5 cuidados para não cair em golpe

1 – O velho “sinal”, e demais adiantamentos em dinheiro;
2 – A falsa concessionária de confiança;
3 – Golpe do consórcio, a “carta contemplada”;
4 – Vendedor prestativo oferece ajuda para você comprar/vender;
5 – Preços fora do comum, tão barato ou caro demais. 

 

Veja também:

Publicidade

.

1- O velho “sinal”, e demais adiantamentos em dinheiro

Esse golpe é um dos mais frequentes e conhecidos, mas nem por isso deixa de lesar pessoas de forma constante. Diferentes são os motivos e rumos que o golpista vai utilizar para chegar ao pedido do “sinal”, o adiantamento em dinheiro à vítima.

golpe moto dinheiro

Desconfie sempre da solicitação de adiantamento de valores…

Muitas vezes a quantia solicitada é bem abaixo do valor da moto a ser negociada. Mas não se iluda, é este preço que parece módico o objetivo de busca do farsante. Várias também são as justificativas para solicitarem o depósito. São promessas que vão desde segurar a venda até garantir transporte ou mesmo algum tipo de documentação.

Publicidade

Fique atento a estas taxas, cobranças antecipadas e histórias solicitando sempre adiantamentos em dinheiro. E em tampos de PIX, pense duas vezes antes de dar adeus ao seu dinheiro de forma instantânea. Compras on-line em outros estados e cidades carecem de muita atenção ao solicitarem dinheiro. Quem garante que você receberá sua moto?

.

2 – A falsa concessionária de confiança

Os golpistas se valem também de outros artifícios, quando não de histórias estranhas e solicitações imediatas em dinheiro. Para passar confiança à vítima, anúncios com a fachada de concessionárias renomadas e conhecidas são colados de forma falsa em anúncios on-line.

golpe moto

Procure saber realmente quem está tratando da venda, nem sempre é o local visto no anúncio, mantenha a atenção

Mais uma vez, evite sair depositando dinheiro para ver a moto. Se você conhece a loja do anúncio basta procurar o site oficial e mesmo visitá-la presencialmente. Procure telefones fixos para contato do local. E claro, confira se essa revendedora conhecida presta realmente um serviço de qualidade e que garanta a integridade da entrega e seus produtos.

.

3 – Golpe do consórcio, a “carta contemplada”

Neste tipo de golpe é oferecida a venda de consórcios contemplados ou sorteados, como de costume os preços são sempre atraentes. Para justificar a venda existe sempre uma desculpa, como o desinteresse do dono pela moto ou necessidade de reaver o dinheiro investido.

Lembrando que a venda séria e real de consórcios contemplados pode até existir, mas mantenha a atenção. Fique ligado a solicitação de taxas de transferência de titularidade e demais cobranças.

golpe moto

Fique atento aos documentos e com quem você está fechando negócio

Muita atenção também aos documentos mostrados pelo golpista para comprovar o consórcio e fechar o negócio. Não raro após pagamento o bandido some como o pagamento da vítima.

.

4 – Vendedor prestativo oferece ajuda para você comprar/vender

Os golpistas estão sempre de olho em tudo que rola na internet. Não raro pode-se estar se observando um anúncio real e sério, mas sendo negociado por um farsante. Isso acontece porque os anúncios podem ser facilmente copiados e colocados em diferentes plataformas, sites, mas com contatos de WhatsApp e e-mail diferentes.

Golpe moto

Muita atenção para não perder dinheiro e mesmo a moto neste tipo de golpe

Aqui vale ressaltar aquele cuidado ao deixar a venda de sua moto a cargo de terceiros. Desconfie se abordado por um desconhecido que viu seu anúncio e quer vender mais rapidamente para você.

Além claro da sempre solicitada comissão, existe o risco do golpista fechar a venda e ir embora com o seu dinheiro. Neste último caso são duas vítimas, o comprador e o dono real da moto.

.

 5 – Preços fora do comum, tão barato ou caro demais

Os valores de anúncios fora do comum são um chamariz que é muito utilizados em golpe de venda de moto. Na internet estão modelos com ofertas muito descabidas, preço muito baixo. Há sempre uma justificativa forjada, a venda rápida, questão familiar e demais “lorotas” contadas para enganar as vítimas.

moto honda Cg-160

Nunca é demais desconfiar de preços abaixo ou acima do praticado no mercado…

Desconfie também de preços muito altos. A motocicleta realmente vale tudo isso? É um item raro, muito conservado ou mesmo apenas com valor especulativo? Procure ficar atento. Como de praxe evite qualquer pagamento antecipado. Uma boa fonte de consulta de preços é a Tabela Fipe.

.

Como proceder para uma compra mais segura?

Procure conferir sempre a documentação com órgãos oficiais, como o Detran. Mas fique atento também se o vendedor não está utilizando estes para agir de má-fé.

Desconfie também sempre da pressa para fechar a compra. Sempre vai haver outra oportunidade de negócio. Já reaver o dinheiro perdido é mais complicado…

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]