Publicidade

Além do Waze, agora o Google Maps também tem a função de mostrar rotas de trânsito diferenciadas para motos, considerando restrições e locais onde o tráfego de motos é facilitado. A nova função foi anunciada hoje, ao final da Semana da Mobilidade (18 a 25 de setembro), na cidade de Santos (SP), onde há uma das maiores concentrações de motocicletas no estado de São Paulo – 27,52% em relação ao total da frota circulante -, segundo dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

google_mapsAndré Kowaltosky, gerente de produto do Google Maps, apresentou a nova função e justificou seu lançamento em função da grande demanda por informação de trânsito para quem utiliza motocicletas. “Este recurso já existe na Índia e agora o Brasil é o segundo país onde adotamos a funcionalidade”, destacou André. O uso da motocicleta nos grandes centros urbanos cresce rapidamente em função do trânsito difícil e da pouca infra-estrutura de transporte coletivo na maioria das cidades brasileiras.

No Brasil hoje as motos representam 26,8% da frota total de pouco mais de 100 milhões de veículos automotores, um expressivo número de aproximadamente 27,5 milhões de motos que justifica colocar a nova funcionalidade num dos mais populares (e úteis) aplicativos para smartphone. O Google Maps passa a mostrar as opções de rotas para motocicletas e o tempo estimado de viagem por meio da função moto. O piloto decide qual roteiro seguir.

O executivo do Google explicou que em alguma cidades há locais restritos para motos. “Precisamos destacar isso para os usuários que muitas vezes não conhecem as regras de tráfego local”, disse Kowaltowski. Ele também explicou que as informações do aplicativo são fornecidas com base no comportamento dos usuários e, também, utilizando sistemas de inteligência artificial. “Usamos a inteligência artificial para detectar problemas através do conhecimento da legislação local e das dica dos próprios usuários”, complementa.

Publicidade

vinheta-instagram_7

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.