“Eu vou querer correr aqui”, disparou Alex Barros ao conhecer o Circuito dos Cristais, na época ainda em obras. Neste final de semana, aconteceu a inauguração oficial do mais novo autódromo internacional do Brasil, que recebeu as provas do GP Gerais, reunindo disputas quentes (literalmente) na motovelocidade. A pista fica localizada na cidade mineira de Curvelo, bem no centro do estado. Além do GP, houve realização de etapa do Brasileiro de Trial, largada do Enduro da Independência, reunião do Alfa Romeo Clube e atrações musicais. Perdeu a inauguração? segunda etapa acontece nos dias 8 e 9 de outubro.

A primeira categoria de duas rodas a percorrer os mais de 4 mil metros do Circuito dos Cristais foi a Light, com motos de 1000cc. A prova foi dominada pelo goiano Rodrigo Martins, à frente do mineiro Túlio Santos e do também goiano Vigmar Cardoso. Em seguida, entrou em cena a Supersport, com motos de 600cc, onde o mineiro Toninho Franzen surpreendeu a todos, inclusivo ao experiente e favorito Sérgio Laurentys, tomando a ponta na largada e e cruzando a linha de chagada na frente dos demais – e com direito a empinada.
Por fim, correram os pilotos da Superbike Pro/Master/Stock. No início houve uma perseguição implacável de Juninho Trudes ao líder Fernando Guerra. Porém, a moto de Trudes sucumbiu ao calor, sofrendo com superaquecimento, o que comprometeu o rendimento do piloto que precisou maneirar no acelerador e se contentar com o segundo lugar. Vitória de Fernando. Na Stock, festa do mineiro Rodrigo Dazzi no Circuito dos Cristais, com o também mineiro Jirios Abboud vencendo a Master. Na soma das provas, Fernando Guerra, João Reis e Trudes fizeram o pódio da Pro. Dazzi, Bruno Teixeira e Fabrício de Castro foram os melhores na Stock, enquanto Jirios, Marcelo Strunk e Michel Abboud foram os mais rápidos na Master.
GP Gerais – Classificação final da primeira etapa – Motovelocidade
Superbike Pro
1) Fernando Guerra
2) João Reis
3) Juninho Trudes
Superbike Stock
1) Rodrigo Dazzi
2) Bruno Teixeira
3) Fabrício de Castro
Superbike Master
1) Jirios Abboud
2) Marcelo Strunk
3) Michel Abboud
600cc Supersport
1) Antônio Franzen (Pro)
2) Sérgio Laurentys (Master)
3) Alysson Resende (Master)
Light
1) Rodrigo Martins
2) Túlio Santos
3) Vigmar Cardoso
Conheça o Circuito dos Cristais
Ele surgiu com a proposta de ser o “Autódromo mais inovador do Brasil”, e também de suprir uma lacuna nos traçados brasileiros, que não recebem a MotoGP (por exemplo) desde 2007. O circuito é o primeiro mineiro com gabarito internacional. Seu traçado possui 4,4 km de extensão, 18 curvas e desnível de 30 metros e infra-estrutura para 30 boxes.
A construção se deu dentro dos critérios das entidades gerenciadoras das competições de motovelocidade a automobilismo internacionais. Durante a construção, uma equipe com comissários de segurança da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e representantes da Dorna – empresa proprietária do Campeonato Mundial de MotoGP e Superbike – visitou a obra e foi só elogios ao empreendimento. “O traçado é fantástico” e “Acho que isso dará uma guinada no esporte a motor aqui no Brasil e em toda América do Sul, pois vocês terão no complexo também várias modalidades off-road” foram algumas das frases utilizadas pelas autoridades naquela ocasião.
Tantos elogios devem-se não só ao bom traçado da pista, mas ao universo que gravita o autódromo. O Circuito dos Cristais está em uma área de 4 milhões de metros quadrados, configurando um empreendimento único na América Latina, e trazendo o conceito de Race, Resort & Residence. Além de um autódromo, o complexo contará com uma grande área verde, várias opções de esportes a motor, incluindo modalidades off-road, condomínio clube residencial fechado, áreas comerciais e infraestrutura de turismo e lazer de alto padrão. Conheça melhor a pista dando uma volta nela. Se você também quer uma casa para acompanhar e viver a experiência sensorial das corridas do modo mais próximo possível, visite o site oficial do Circuito e conheça a Casa de Pista.
Fonte: Sala de Imprensa GP Gerais; Circuito dos Cristais