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Estudantes do MIT, instituto de tecnologia de Massachusetts, desenvolveram um trem de força elétrico completo para bicicleta – um veículo que teve seu início no Japão quase duas décadas atrás, não -pegou- àquela época, no ano passado -explodiu- na China, e agora está entrando em moda nas cidades mais calmas de toda a América do Norte.

A grande diferença entre a chamada Green Wheel e os motores elétricos conhecidos para serem colocados nos cubos das bicicletas é que este não é apenas um motor: o conjunto inclui baterias, motor e controlador – um trem de força completo dentro do cubo de uma ou ambas as rodas.

A única peça externa do sistema Green Wheel é o acelerador montado no quidom – e este é conectado sem fio ao resto do trem de força, evitando a nece4ssidade de um cabo se esgueirando pelo quadro da bicicleta. A roda em si é totalmente convencional, e a bateria de íon de lítio nanofosfatizado é fornecida por outra empresa do MIT, a A123 Systems.

Com este sistema, passar de uma bicicleta exclusivamente a pedal a uma motorizada é uma questão apenas de comprar uma roda nova, e não uma bicicleta inteira.

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A Green Wheel ainda não deu dados da capacidade da bateria ou da potência do motor, mas já declarou seu alcance por carga completa: 40 quilômetros. Se o ciclista ajudar com o pedal, este raio de alcance pode dobrar – desde que o ciclista não queira andar permanentemente à velocidade máxima de seu veículo, que é de cerca de 50 km/h. A própria recargra da bateria A 123 é fácil, -plugada- em rede doméstica 220 V entre 10 e 15 minutos, ou também pelas próprias pedaladas.

O conjunto pode ser instalado em qualquer (ou ambas) das rodas, e deverá durar cerca de 65.000 km – equivalente a oito anos de uso diário de 30 km.


José Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de veículos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania. É editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de redação da revista Carga & Transporte.