Publicidade
Foto: Em qual moto est  anexada este aviso?

Foto: Em qual moto est anexada este aviso?

Campanha ter  in¡cio neste final de semana e ir  at‚ as v‚speras do Natal; grupo teatral far  performances em bares e restaurantes do munic¡pio

A Secretaria de Transportes e Trƒnsito de Guarulhos, na regiÆo metropolitana de SÆo Paulo, promove, a partir desta sexta-feira, dia 14/12, campanha para diminuir os acidentes de trƒnsito causados pela ingestÆo excessiva de  lcool.

A iniciativa, que tem o tema “Aten‡Æo! Anjo da guarda tamb‚m tira f‚rias. Redobre seus cuidados no trƒnsito”, ser  realizada at‚ as v‚speras do Natal – termina no dia 22/12. A campanha contar  com interven‡äes teatrais realizadas em bares, restaurantes, reparti‡äes p£blicas e empresas. Atores caracterizados como anjos e m£sicos passarÆo orienta‡äes … popula‡Æo. Al‚m disso, serÆo distribu¡dos folhetos educativos e descansos de copo e sacolas de lixo, com mensagens alusivas … ingestÆo de  lcool.

Publicidade

Pesquisa da Associa‡Æo Brasileira dos Departamentos de Trƒnsito (Abdetran), promovida nas cidades de Bras¡lia, Curitiba, Salvador e Recife, aponta que 61% das pessoas envolvidas em acidentes de trƒnsito consomem bebida alco¢lica. O estudo mostra ainda que a principal v¡tima ‚ o jovem e que a maioria dos acidentes fatais ocorre aos finais de semana, especialmente nas noites de s bado.

Pelo C¢digo de Trƒnsito Brasileiro, a concentra‡Æo de 0,6 gramas de  lcool por litro de sangue indica que o condutor est  alcoolizado. Todo motorista em estado de embriaguez, mesmo leve, compromete gravemente a sua seguran‡a e a dos demais usu rios da via p£blica. Dirigir bˆbado ‚ crime e a multa ‚ de R$ 957,69. O infrator ‚ punido com sete pontos na Carteira Nacional de Habilita‡Æo (CNH), que ‚ a pontua‡Æo m xima, tem a licen‡a para dirigir suspensa e pode at‚ ser preso por um per¡odo de seis meses a trˆs anos.

“Aquele que dirige embriagado arrisca duplamente a sua vida e a das outras pessoas, ao comprometer a sua sa£de ao beber e ao expor a si mesmo e as demais pessoas a acidentes”, afirma o secret rio de Sa£de de Guarulhos, Paulo Capucci. Ele lembra que estat¡stica do Governo do Estado de SÆo Paulo mostra que o  lcool est  ligado a 42,7% das mortes no trƒnsito no Estado.