O mercado de motos de média cilindrada no Brasil está prestes a ficar ainda mais agitado, já que a Royal Enfield Guerrilla 450 foi apresentada durante o Festival Interlagos. A expectativa é que o preço dessa naked seja de R$25.860, valor 13,5% menor do que o praticado na sua irmã, Himalayan 450. Veja como chegamos nesse preço:
País | Himalayan 450 | Guerrilla 450 | Diferença (%) |
---|---|---|---|
Portugal | 5.887 euros | 5.247 euros | 10,9% |
Índia | 285.000 rúpias | 239.000 rúpias | 16,14% |
Brasil | R$ 30.990 (oficial) | R$ 25.860 (estimado) | 13,51% |
Quanto vai custar a Guerrilla 450?
Para quem não aguenta de curiosidade sobre o preço, fizemos as contas baseadas em um comparativo internacional que traz boas perspectivas. Em Portugal, a Guerrilla 450 é vendida por 5.247 euros, enquanto sua “irmã” Himalayan 450 custa 5.887 euros. Isso significa que a Guerrilla é aproximadamente 10,9% mais barata que a Himalayan no mercado português. Se essa mesma proporção fosse aplicada ao Brasil, a Guerrilla 450 poderia chegar às concessionárias por volta de R$ 26.720.
No entanto, se olharmos para o mercado indiano, a diferença de preço entre as duas motos é ainda maior. Na Índia, a Himalayan custa cerca de 285.000 rúpias, enquanto a nova naked é comercializada por 239.000 rúpias, o que representa uma diferença de 16,14%. De acordo com essa proporção, no Brasil ela chegaria por R$ 25.149.
Calculando a média entre as porcentagens de diferença de preço de Portugal (10,9%) e da Índia (16,14%), chegamos a uma redução média de aproximadamente 13,5%. Aplicando essa média ao preço da Himalayan 450 no Brasil, a expectativa é que a Guerrilla 450 possa ser comercializada por cerca de R$ 25.860.
Veja também:
Honda CB 350 com preço de PCX? Veja valor desta clássica na Argentina
Prestes a vir no Brasil: Royal Enfiled Bear 650 ganha versão ‘old rally’
Royal Enfield e CFMoto: parceria pode gerar moto (ainda) mais barata
Uma naked com personalidade própria
Confirmada para o mercado brasileiro durante o Festival Interlagos, a Guerrilla 450 chega para complementar a linha de médias cilindradas da Royal Enfield, posicionando-se como uma opção mais urbana e esportiva e competiria principalmente coma Triumph Speed 400.
A moto será oferecida em quatro opções de cores no Brasil, todas em versão única: Yellow Ribbon (amarela), Brava Blue (azul) e as novas Smoke Silver (prata) e Peix Bronze (bronze) – estas últimas lançadas globalmente em fevereiro deste ano. Vale destacar que, independentemente da cor escolhida, as especificações técnicas permanecem idênticas.
Mesma base, proposta diferente
Sob o chassi, a Guerrilla 450 compartilha a mesma plataforma da Himalayan 450, incluindo o motor monocilíndrico de 452 cc com arrefecimento líquido, que entrega 40 cv a 8.000 rpm e torque de 4,08 kgf.m a 5.500 rpm. A transmissão de seis marchas conta com embreagem assistida e deslizante, proporcionando trocas suaves e reduzindo o risco de travamento da roda traseira em reduções bruscas.
O conjunto tecnológico inclui iluminação full LED e entrada USB tipo C para carregar dispositivos durante o trajeto. O painel de instrumentos digital é o mesmo utilizado na Himalayan 450, oferecendo todas as informações necessárias com boa visibilidade.
Com sua chegada prevista para os próximos meses, a Guerrilla 450 promete “causar” no segmento de naked médias, especialmente se confirmar a estimativa de preço mais acessível. A Royal Enfield parece determinada a consolidar sua presença no mercado brasileiro com uma linha de produtos que alia estilo clássico, tecnologia moderna e preços competitivos.