Publicidade

Foi uma reunião muito especial dentro do paddock da MotoGP, em Misano (Italia), que aconteceu na noite de sexta-feira, 12/9. A família Yamaha juntou-se com todos os “artistas” do circo da MotoGP para celebrar o 50º aniversário de seu primeiro título mundial conquistado por Phil Read.

Phil Read na sua RD56 de 250cc em 1964

Phil Read na sua RD56 de 250cc em 1964

Read comemora uma de suas inúmeras vitórias

Read comemora uma de suas inúmeras vitórias

Ícone das pistas, o britânico Phil Read levou a Yamaha à sua primeira vitória no Campeonato Mundial pilotando uma RD56 de 250cc no dia 13 de setembro de 1964, no circuito de Monza, na Itália. Para celebrar a data, além do próprio Phil Read, esteve em Misano também Masahiko Nakajima, presidente da Yamaha Motor Racing.

Publicidade

Junto com Marco Riva, gerente geral da Yamaha Motor Racing, os três exibiram o certificado original do Campeonato Mundial de 1964, que será agora levado para o Japão para tomar o seu lugar no Hall da Fama da Yamaha, em Iwata. Uma cópia foi feita e foi assinada por todos os pilotos para marcar o evento e ficará na sala de troféus de Phil Read.

Phil Read ganhou oito títulos mundiais em quatro categorias, 125, 250, 500 e 750. Sua carreira é repleta de conquistas impressionantes, incluindo oito vitórias no TT Ilha de Man, 121 pódios em GP e títulos mundiais de 250cc mais do que qualquer outro piloto. Ao lado de Mike Hailwood e do outro ícone, Valentino Rossi, Phil é um dos únicos pilotos que ganharam campeonatos em três ou mais classes.

Nakajima, Read e Riva: memória esportiva

Nakajima, Read e Riva: memória esportiva