A Haojue DL 160 foi oficialmente lançada no mercado brasileiro e marca a ampliação da linha de produtos da fabricante chinesa no país. Representada pela JTZ Motos, a marca aposta em um modelo com estilo crossover, mas com vocação claramente voltada para o uso urbano.

Produzida em Manaus e com chegada prevista às lojas ainda no mês de maio, a moto tem como atrativos seu visual moderno, motorização econômica e equipamentos como freios ABS nas duas rodas.
O lançamento aconteceu nesta quarta, 7 de maio, com o preço público sugerido de R$ 21.470, sem incluir frete. A estratégia da JTZ é posicionar a Haojue DL 160 como uma alternativa acessível frente aos modelos já consolidados da categoria, como Honda Bros 160 e Yamaha Crosser 150. A moto será disponibilizada em 4 cores: azul, preto metálico, preto fosco e vermelho.
Com mais de 240 unidades já fabricadas no mês de março, a marca garante disponibilidade imediata nas concessionárias autorizadas da Suzuki Haojue.
Design e proposta urbana com toque aventureiro
A Haojue DL 160 combina elementos de uso urbano com visual inspirado nas bigtrails da Suzuki (V-Strom). O conjunto óptico em LED, com dois canhões sobrepostos, lembra motos de maior cilindrada e reforça o apelo aventureiro da motocicleta. Com linhas angulosas e um para-brisa elevado, a DL 160 busca atrair o público que deseja uma moto com presença, mas sem abrir mão da funcionalidade.
Diferente de suas principais concorrentes, que usam rodas de 19 polegadas na dianteira, a Haojue DL 160 adota rodas de liga-leve aro 17 em ambas as extremidades. Isso indica sua orientação para o asfalto e o uso urbano, com postura de crossover. O painel redondo totalmente digital e a presença de uma tomada USB no punho esquerdo também evidenciam a preocupação da Haojue em agregar valor tecnológico ao modelo.
Veja também:
DL 160: Haojue ainda não lançou, mas já fez mais de 200 unidades
Haojue DK 150 ultrapassa a DR 160 nas vendas
Consumo que anima!
O motor da Haojue DL 160 é um monocilíndrico de 162,4 cm³, com arrefecimento a ar e comando OHC. Praticamente o mesmo utilizado na DR 160. Alimentado por injeção eletrônica, o propulsor entrega 14,9 cv de potência máxima a 8.000 rpm e torque de 1,4 kgf.m a 6.500 rpm. Embora esses números estejam na média da categoria, o destaque está no consumo: dados da Haojue global indicam que o modelo pode alcançar até 50 km por litro.
Vale observar que a média de consumo pode variar com a qualidade da gasolina no Brasil, que tende a ser inferior à dos mercados asiáticos. Ainda assim, o desempenho é promissor para quem busca economia no dia a dia.
O assento da DL 160 está posicionado a 795 mm do solo, facilitando o acesso e o controle por usuários de diferentes estaturas. A ergonomia favorece deslocamentos urbanos, enquanto o peso em ordem de marcha, de 149,5 kg.
Equipamentos e freios
A parte ciclística da Haojue DL 160 foi pensada para oferecer conforto e segurança no uso urbano. Na dianteira, a suspensão é telescópica com mola helicoidal e amortecimento hidráulico, enquanto a traseira utiliza sistema monoamortecido central. A marca, no entanto, não divulgou os cursos das suspensões.
O sistema de freios é um dos pontos altos do modelo. A DL 160 vem equipada com discos nas duas rodas e sistema ABS de dois canais, item raro na categoria. Na frente, o disco tem 276 mm de diâmetro com pinça de dois pistões; na traseira, o disco é de 220 mm com pinça simples.
Custo-benefício e concorrência
Com preço inicial de R$ 21.470, a Haojue DL 160 chega para competir diretamente com modelos como Honda Bros 160 (R$ 21.820) e Yamaha Crosser 150 (a partir de R$ 22.590). Ambas as rivais possuem ABS apenas na roda dianteira, o que coloca a DL 160 em vantagem no quesito segurança. Porém lembrando: a DL 160 não é uma “todo terreno”, mas ainda assim deverá concorrer diretamente com os modelos da Honda e Yamaha.
A moto do grupo JTZ tem proposta urbana com visual aventureiro, e aposta na combinação entre bom acabamento, tecnologia embarcada e custo reduzido de aquisição para conquistar espaço no Brasil. É uma escolha voltada a quem busca um modelo funcional, com visual imponente e com foco no uso urbano.
Ficha Técnica – Haojue DL 160
Especificação | Detalhes |
---|---|
Transmissão | Manual – 5 velocidades |
Sistema de transmissão | Corrente |
Suspensão dianteira | Telescópica, mola helicoidal, amortecimento hidráulico com pré-carga |
Suspensão traseira | Oscilante, mono amortecimento central |
Pneu dianteiro | 100/80-17 M/C 52S |
Pneu traseiro | 130/70-17 M/C 62S |
Freio dianteiro | ABS Independente, disco simples de 276 mm, pinça de 2 pistões |
Freio traseiro | ABS Independente, disco simples de 220 mm, pinça de 1 pistão |
Tamanho da roda dianteira | 17″ |
Tamanho da roda traseira | 17″ |
Comprimento | 2.025 mm |
Largura | 755 mm |
Altura | 1.195 mm |
Distância entre eixos | 1.345 mm |
Distância ao solo | 160 mm |
Altura do assento | 795 mm |
Potência | 11 kW ou 14,9 cv a 8.000 rpm |
Cilindrada | 162,4 cm³ |
Torque | 14 Nm ou 1,4 kgf.m a 6.500 rpm |
Tipo de motor | 4 tempos, OHC, refrigerado a ar |
Número de cilindros | 1 |
Diâmetro x curso | 60,0 mm x 57,4 mm |
Sistema de alimentação | Injeção eletrônica |
Capacidade do tanque | 12 litros |
Peso em ordem de marcha | 149,5 kg |
Bateria | 12V – 6Ah |
Sistema de partida | Elétrica |