Publicidade

A Haojue confirmou a trail NK 150 para o Brasil. A on-off road da marca chinesa pode agitar as vendas do segmento com seu modelo que, em diferentes aspectos, remete à líder do setor e consagrada Honda Bros 160.

A NK foi apresentada no Salão Duas Rodas 2019, no entanto, só foi oficializado dois anos depois. De acordo com a fabricante, o atraso se deu devido a pandemia da Covid-19. 

Haojue NK 150 já foi apresentada ao público no Salão Duas Rodas 2019 e em breve virá ao Brasil

Assim, a trail de entrada chegará ao mercado brasileiro com motor monocilíndrico de 149 cm³, com arrefecimento a ar e que gera 11,3 cv de potência e 1,16 kgfm de torque. É um conjunto já conhecido em motos da marca, pois também equipa as Chopper Road, DK e, em breve, Master Ride.

Publicidade
haojue nk 150

Modelo possui o mesmo motor das Chopper Road e DK, com alimentação por injeção eletrônica

 

Design, componentes e tecnologia 

O design da nova Haojue nos recorda a NXR 160 Bros, incluindo nas rodas raiadas de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira. Além disso, o modelo chinês ainda vem com painel digital em LCD.

haojue NK 150

Publicidade

As rodas da on-off road são acompanhadas de pneus 90/90-19 52P na frente e 110/90-17 60P atrás. Já os freios contam com disco na dianteira e tambor traseira, o que ainda permite que o modelo tenha ABS de uma via no mercado brasileiro.

Painel digital é em LCD

A recém anunciada ainda vem equipada com suspensão convencional. Ou seja, há garfo telescópico na frente e quadro elástico monoamortecido na traseira. 

Veja também: 

Publicidade

Economia da nova Haojue

Dessa forma, a Haojue, quando divulgou a moto no Salão Duas Rodas, falou que além de versátil a NK 150 também é econômica. Segundo a fabricante, seus dados registraram que a moto reda até 52 km/litro de gasolina. 

 

Dimensões

preço nova haojue nk 150

Nova moto trail da Haojue deve ter preço próximo aos R$ 13 mil

Assim, as dimensões não negam que o modelo é uma trail de entrada tendo 1,16 m de altura e 2,07 m de comprimento, enquanto o assento fica 839 mm do chão. No entanto, a NK 150 pesa 139 kg e leva uma desvantagem na concorrência com a Yamaha Crosser e a Honda Bros que são mais leves.

 

Moto trail: Bros ou nova Haojue

Quando um novo concorrente chega é impossível fugir das comparações com o dominante daquele segmento. E no caso das trail quem manda é a Bros. No ano passado a Honda registrou 101.127 emplacamentos, contra ‘apenas’ 21.652 da segunda colocada, a Yamaha Crosser.

E a NK realmente lembra a Bros da geração anterior – já que foi recentemente atualizada. A começar pelo nome, NK e NXR. O visual segue a mesma linha, especialmente na silhueta da traseira e no formato do farol, em escudo. Outros detalhes, como carenagens do tanque e bagageiro, são igualmente similares.

nk 150 da haojue

Na mecânica, mais denominadores em comum. Ambas possuem rodas de 19 e 17 polegadas, raiadas e calçadas por pneus de uso misto; ambas têm chassi de semi berço duplo; as duas possuem escapamento elevado e suspensões de longo curso.

freio da haojue nk 150

No papel, a NK tem algumas desvantagens. Entre elas está o freio, que ainda usa tambor na traseira

Mas, ao menos na teoria, a Bros leva algumas vantagens. Tem freio a disco nas duas rodas (a NK ainda adota tambor atrás) e é 18 kg mais leve – com 121 kg ante os 139 kg da concorrente. Além disso, seu motor é flex e gera 14,5 cv e 1,46 kgf.m, contra 11,3 cv e 1,16 kgfm da Haojue. Claro, na prática novos fatores podem mudar esta equação.

 

Nova trail da Haojue no Brasil

A Haojue já comercializa o modelo em países como Chile e Colômbia. Contudo, a NK 150 ainda não teve seu preço revelado para o mercado brasileiro. Mas, para você ter uma ideia, fizemos a conversão dos pesos chileno cobrado pela Haojue e a moto sai por R$ 12.685. Ainda não sabemos a data exata em que ela virá, afinal a marca se comprometeu apenas com o ano de 2022. Vamos aguardar.

haojue nk 150

Modelo virá ao país em 2022 e em breve a marca deve revelar mais detalhes sobre seu lançamento

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha